Na quarta-feira (16/08), técnicos e operários da concessionária Águas do Rio retiraram cerca de 1,4 mil ligações clandestinas de água ligados à Nova Adutora da Baixada Fluminense, sistema que integra o conjunto de abastecimento de Nova Iguaçu e Queimados. Para que os técnicos pudessem trabalhar no local o fornecimento de água da região precisou ser suspenso até a finalização do conserto da tubulação no Danon.
Os “gatos” existiam há cerca de 15 anos, o que, segundo levantamento da empresa, desviou, direta ou indiretamente, quase oito bilhões de litros de água nesse período. E estas fraudes chegavam a impactar o abastecimento de 23 bairros.
“As ligações clandestinas prejudicam toda a rede. Além de fragilizar a estrutura da adutora e contribuir com a ocorrência de rompimentos e vazamentos, elas reduzem a pressão no sistema e afetam a distribuição e a qualidade da água que chega na casa das pessoas” explicou Felipe Esteves, Diretor-Executivo da Águas do Rio.
Para regularizar as ligações e manter o abastecimento local, a companhia realizou um estudo de viabilidade técnica. Foram implantados 16 quilômetros de rede e instalados dois sistemas de bombeamento, que vão manter o abastecimento de moradores dos bairros Danon, Iolanda, Mangueira e Jardim Palmares.