Técnicos da concessionária Águas do Rio realizaram uma ação fiscalizatória em uma das filiais de uma conhecida rede de supermercados localizada no bairro Andrade de Araújo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde encontraram uma ligação clandestina de água.
Na ação, que aconteceu na última sexta-feira (19), foi levantado o histórico de consumo do estabelecimento, cujos registros geraram suspeitas. Na vistoria, os funcionários da concessionária encontraram um reservatório com capacidade para quatro mil litros de água, sem medição. O supermercado foi notificado e a ligação clandestina encontrada no ramal foi removida, sendo substituída por uma rede da empresa.
Responsabilidade compartilhada
Ao fazer uma ligação clandestina, o consumidor coloca em risco o sistema de distribuição de água, podendo prejudicar o abastecimento de toda a sua região. Uma vez que o consumo não é medido, não há uso racional da água, gerando desperdício. Além das ligações irregulares, a Águas do Rio também procura identificar o uso de poços e carros pipas irregulares.