Águas do Rio finaliza desobstrução do túnel que coleta esgoto da Zona Sul do Rio

A concessionária entrega à cidade o Interceptor Oceânico funcionando em sua plena capacidade no dia em que a estrutura sanitária completa 52 anos de existência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (15/03), a Águas do Rio, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico, finalizou a desobstrução do Interceptor Oceânico, uma das maiores estruturas sanitárias da cidade do Rio de Janeiro. O trabalho, que durou cerca de um ano, removeu 2 mil toneladas de resíduos do túnel de 9 km de extensão e que chega a ter 5,5 metros de diâmetro em alguns trechos, espaço suficiente para dois caminhões um do lado do outro. 

O interceptor, que vai da Glória a Copacabana, é responsável por coletar o esgoto da maior parte da Zona Sul da capital e levá-lo para a Estação Elevatória Parafuso, que bombeia o efluente para o Emissário Submarino de Ipanema.

No trecho de Copacabana, que tem 2,4km de extensão, a desobstrução levou nove meses para ser concluída, somente nessa faixa foram retiradas 1,3 mil toneladas de resíduos acumulados por mais de meio século. Com a limpeza, o túnel passou a trabalhar com menores níveis de esgoto no seu interior, aumentando sua capacidade de escoamento e tornando os extravasamentos para o mar, em época de chuva, cada vez menos impactantes. A partir de agora, a estrutura receberá manutenções periódicas. 

“Pela primeira vez, em 52 anos, o Interceptor Oceânico está trabalhando com sua capacidade plena. Isso significa que todo o sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul está mais baixo, correndo com fluidez e apto a receber mais esgoto”, explica o Presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Advertisement

Bianchini ressalta ainda que a limpeza do coletor já deu resultados antes mesmo da finalização. “Como aumentamos a capacidade do túnel, ainda no ano passado, foi possível realizar o desvio contingencial do Rio Carioca para o interceptor, evitando o lançamento in natura de cerca de 300 l/s de esgoto na Praia do Flamengo todos os dias. O mesmo foi feito com os rios Berquó e Banana Podre, em Botafogo. A água ali teve níveis de balneabilidade inéditos. A melhoria no meio ambiente será cada vez mais visível”, afirma.

A concessionária também reformou a Elevatória de Esgoto Parafuso, na altura do Posto 5 em Copacabana, responsável por bombear o efluente trazido pelo Interceptor Oceânico para o Emissário de Ipanema. Além de instalar novos equipamentos, a empresa restabeleceu o tratamento de odores, acabando com o mau cheiro crônico que incomodava moradores, turistas e comerciantes da região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Águas do Rio finaliza desobstrução do túnel que coleta esgoto da Zona Sul do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui