Nesta sexta-feira (25/11), a concessionária Águas do Rio aproveitará a manutenção anual preventiva no Sistema Guandu, feita pela Cedae, para realizar 56 intervenções necessárias à melhoria do abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Entre as ações previstas estão a substituição de registros e válvulas, reparo de tubulações deterioradas e modernização de equipamentos.
Dessas manutenções, vale ressaltar, três são de grande porte: a instalação de comportas automáticas no principal sistema de transporte de água da capital, o túnel canal; o reparo de vazamentos na Adutora Urucuia Silva Vale, em Madureira, que abastece cerca de 1 milhão de pessoas na Zona Norte carioca; e a divisão em setores da Adutora Principal da Baixada Fluminense (APBF), em trecho da tubulação localizado em Duque de Caxias.
É importante destacar também que, para que as duas últimas sejam cumpridas em tempo, serão iniciadas na noite anterior à parada programada, isto é, na quinta (24/11), com o fornecimento de águas em ambas as regiões sendo interrompido.
O Sistema Guandu, sob a gestão da Cedae, é responsável pela produção de água tratada para a capital e Região Metropolitana fluminense, incluindo os municípios sob responsabilidade da Águas do Rio (Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti, na Baixada).