Durante os dias de desfile, a Águas do Rio irá distribuir 150 mil ecocopos, visando cuidar do meio ambiente. A parceria com a Liesa teve início nos ensaios gratuitos e a concessionária se transformou em patrocinadora oficial do Rio Carnaval 2022.
Segundo a concessionária, uma das missões da Águas do Rio é contribuir para iniciativas sustentáveis, como a redução do impacto de resíduos sólidos. Considerando que o copo ecológico será usado aproximadamente cinco vezes, os 150 mil ecocopos distribuídos pela Águas do Rio vão eliminar 750 mil descartáveis. Serão, em média, menos 2.490 kg (mais de 2 toneladas) de lixo, já que cada copinho pesa cerca de 3,32 gramas. Isso também significa que 52.500 kg de carbono deixarão de ser emitidos.
“Vamos continuar matando a sede de carnaval dos foliões, levando, pela primeira vez, água para todos os presentes. E ainda faremos uma ação direcionada para o meio ambiente, um dos nossos focos de atuação. Apesar da limpeza urbana não estar entre nossas obrigações, nos interessamos por tudo aquilo que gera impacto positivo na vida das pessoas”, destaca o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, que completa: “Vamos contratar aproximadamente 100 pessoas para atuar no carnaval, mantendo nosso compromisso de gerar emprego e estar próximos da população”.
Além da distribuição dos ecocopos, a ação “Aguaêêêê” vai matar a sede de quem for desfilar nas escolas, com pontos de distribuição de água gelada na concentração e na dispersão. O público presente ainda terá à disposição 16 bebedouros, localizados em pontos estratégicos nos acessos das arquibancadas e no stand da Águas do Rio, localizado no setor 9.
A empresa ainda montou uma operação para medir, no próprio local, a qualidade da água. Um laboratório volante será montado em uma van da Águas do Rio, e cinco profissionais farão, todas as noites, o monitoramento coletando amostras nos diferentes pontos de distribuição.
Nos dias 20 e 21/04, quarta e quinta-feira, a Série Ouro dá a largada para o Carnaval de 2022 da Marquês de Sapucaí. Na sexta-feira (22/04), e no sábado (23/04), as escolas do Grupo Especial entram com tudo na passarela do samba. E, dia 30/04, as campeãs retornam ao Sambódromo.