Ainda dá tempo de reformar a casa para as festas de fim de ano? Especialistas dão dicas

Reunimos 6 dicas para reformar sua casa num curto prazo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Arquiteto Fernando Favilla (Crédito: Divulgação)

Fim de ano é, tradicionalmente, o momento de pensar na reforma da casa. Ano novo, ambiente renovado. Mesmo faltando pouco mais de 40 dias para as festas de Natal e réveillon, os planos não precisam ser adiados. O DIÁRIO DO RIO ouviu três especialistas e reuniu 6 dicas essenciais.

Segundo Bianca Colussi, CEO da Colussi Engenharia, encarar o projeto vai depender do objetivo do cliente com a obra.

“Se o cliente optar por uma reforma estrutural, o prazo é muito curto. Mas, se for algo relacionado a acabamento, com certeza é viável. Recentemente, fizemos benfeitorias em um banheiro em apenas três dias. Foi criado um nicho iluminado no box, houve troca da bancada e da cuba, além de instalação de novas luminárias em perfis de leds, que estão super em alta na decoração. O cliente ficou muito satisfeito por poder ‘estrear’ a casa reformada ainda em 2023”, conta Bianca, que atua no mercado há dez anos.

A arquiteta Andréa Gorayeb sugere aproveitar as promoções da Black Friday. “Dá pra investir em tapete, luminárias (iluminação faz uma modificação muito grande no ambiente), almofadas.  Alterar o ambiente com tintas, cores diferentes também é uma ótima sugestão. Pintar uma parede inteira, meia parede. Tudo sempre precisa de um projeto para avaliar o que a pessoa tem, escolher móveis que possam permanecer no ambiente e fazer esse planejamento com esses outros elementos fáceis e rápidos de instalar”, acrescenta a arquiteta.

Advertisement

Fernando Favilla, arquiteto e sócio da Entegrare Construções Sustentáveis, ressalta ainda a importância da obra ter um planejamento rigoroso, independentemente do tamanho e prazo para ser concluída: “Um projeto bem planejado é essencial para garantir o sucesso da reforma. Desde a definição dos objetivos até a escolha dos materiais e a execução, cada etapa requer atenção cuidadosa. A qualidade da obra está intrinsecamente ligada à sua organização”. Especialista em projetos sustentáveis e otimizados, ele acrescenta: “Em um projeto sustentável com prazo limitado, a priorização de iniciativas que ofereçam impacto imediato é crucial. Optar por materiais de construção eco-friendly, como tintas à base de água e pisos reciclados, não apenas promove a sustentabilidade, mas também agiliza a execução da obra, já que muitos desses materiais são de fácil aplicação.”

Veja outras dicas para reformar sua casa num curto prazo:

1-      Use papéis de parede – Os que estão em alta são os de linho, que imprimem textura diferente e sofisticação ao ambiente. Funcionam bem tanto em salas e quartos quanto em lavabos. É uma opção rápida e mais econômica do que revestir a parede, por exemplo, com porcelanato ou cerâmica.

2-      Invista em pintura – Prefira os tons pastel, que são um clássico. Bianco sereno e calopsita são cores também interessantes, assim como as tonalidades terrosas, como forma de variar. A dica é pensar sempre no conjunto.

3-      Iluminação é o segredo – Iluminações indiretas, tanto de sancas, quanto de abajur. Perfis de LED são consideradas ótimas escolhas, especialmente quando ficam embutidas que favorecem o ambiente, iluminam bem, são discretos e simples de instalar.

4-      Evite piso sobre piso – Acreditar que o processo é mais rápido é pura ilusão. Os especialistas chamam a atenção para os problemas que podem surgir caso o piso anterior não esteja bem colocado ou em mau estado.

5-      Demolição – Essa é uma etapa super barata da obra e, com os profissionais certos, não dura nem dois dias para ser concluída.

6-      Escolha Materiais Sustentáveis – Materiais como madeira de reflorestamento, tintas eco-friendly e isolamento térmico feito de materiais reciclados são opções que, além de rápidas de implementar, promovem a sustentabilidade do projeto como um todo. Essa abordagem não só acelera o processo construtivo como também alinha o projeto com práticas ecologicamente conscientes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ainda dá tempo de reformar a casa para as festas de fim de ano? Especialistas dão dicas
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui