O processo de revitalização da Região Central acaba de ganhar mais um reforço de peso, na última terça-feira (06/06), com a reabertura do Al Farabi, um antigo bar e sebo, conhecido como um dos principais redutos de intelectuais e artistas cariocas justamente num dos endereços mais charmosos do Rio de Janeiro, na borbulhante Rua do Mercado, região da Praça XV – a chamada “Pequena Lisboa”.
Por trás do empreendimento estão duas mulheres, as sócias Evelyn Chaves e Cândida Carneiro, e o desejo de trazer de volta o espírito do bom e velho bar, que tanto caracteriza aquela região do Rio. Ao cardápio retornam antigos sucessos da casa, como o bobó de camarão e a feijoada. No local, haverá também uma programação cultural intensa, com rodas de samba semanais e eventos literários, sob a curadoria do professor e historiador Luiz Antônio Simas. Tudo isso na região da Praça XV, a nova queridinha do carioca nos sábados e domingos; cercada de Centros Culturais, museus, igrejas bicentenárias e boa gastronomia com música, o local tem lotado todos os fins de semana e as ruas do Ouvidor e Rosário, logo ali, ficam apinhadas de gente.
O espaço multicultural, que inclui um sebo com romances e obras literárias ligadas ao campo das humanas, também vai receber exposições de artistas, eventos gastronômicos, entre outras idéias que têm feito palpitar a região, que também tem sido alvo de incentivos culturais da Prefeitura. “Estamos muito animadas e ansiosas para trazer de volta esse espaço tão vivo e importante para a cena cultural carioca”, afirma Evelyn.
Sobre o Al Farabi
Aberto em 2004, inicialmente como um sebo, a casa assumiu um formato híbrido de bar e loja de livros usados, para contornar a crise que se abateu sobre as livrarias com a expansão das vendas pela internet, em 2007, E aos poucos, e com os muitos eventos que animavam o lugar, como as rodas de samba e as feijoadas, o local tornou-se uma conhecido e focado na boa culinária brasileira e famoso pela extensa carta de cervejas artesanais, com mais de 80 rótulos.
Com a crise econômica que assolou o país em 2015, e se prolongou por anos a fio, o estabelecimento passou por dificuldades até fechar, no ano de 2017.
A sócia Evelyn Chaves, carioca e historiadora ligada ao setor cultural, nunca desistiu do sonho de reabrir o estabelecimento, e foi assim que decidiu unir forças com Cândida Carneiro, amiga de longa data, que é farmacêutica e está, inclusive, desenvolvendo uma marca de cerveja artesanal própria da casa.
O Al Farabi reabre repaginado, mas sem deixar o charme de lado, com instalações privilegiadas que dão acesso a dois pátios, onde ficam as mesinhas ao ar livre. Um dianteiro, na badaladíssima Rua do Mercado, e um traseiro, no charmoso Boulevard o Olímpico, este colado ao tradicional restaurante Rio Minho. O ambiente interno é cercado de belos móveis em madeira e estantes de livros usados, conferindo um clima aconchegante à casa, tudo isso a poucos metros da recém reinaugurada Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que vem se tornando um farol de turismo e desenvolvimento na região (sem contar a parte da fé).
Eventos Culturais Confirmados em Junho:
A casa contará uma programação de eventos literários e exposições de artistas, além das rodas de samba semanais, que prometem agitar ainda mais o Centro da Cidade. A ideia é criar um espaço voltado para a cultura em sua essência: das artes plásticas à música, da literatura à gastronomia.
No terceiro sábado do mês (17/06), às 16h, acontece o lançamento do livro “As Onças Pintadas do Catumbi”, de Jorge Luiz Barbosa, Diogo Cunha e Ana Theresa de Andrade Barbosa. Em um texto preciso e fluido, os autores mergulham na história do bairro de Catumbi e da cidade do Rio, a fim de compreender a vitalidade e energia que movem a existência do bloco de Carnaval Bafo da Onça.
- Serviço: Al Farabi Bar e Sebo
- @alfa_bar_e_cultura
- Rua do Mercado, 34
- Metrô: Estação Carioca
- +21 3553 1518
- Número de lugares: 70
- Horário de funcionamento : Terça a Sexta: 12h às 20h / Sábados sem evento: 12h às 17h / Sábados com evento: 12h às 20h