Alberto Gallo: Os desafios da democracia no Brasil, no mundo e em nossa sociedade

Completando 70 anos, a Escola de Ciências Sociais da PUC promoverá um seminário para debater os desafios da democracia contemporânea. No evento, será relançado o livro Solidarismo, do Padre Avila, intelectual jesuíta, um dos patronos da sociologia no Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Muito oportuno o tema proposto para o Seminário promovido pela Sociologia, para repensarmos os desafios da Democracia no Brasil e no Mundo. E nesta ocasião, no dia 11 de novembro, haverá o relançamento do livro O Solidarismo, cuja primeira edição é da década de 60, mas que permanece atual ante ao mesmo cenário de polarização, radicalismos e de uma ausência de diálogo entre as linhas políticas, e que possa promover realmente o interesse público e a valorização do bem comum.

Sem titulo 20 Alberto Gallo: Os desafios da democracia no Brasil, no mundo e em nossa sociedade
Fernando Bastos Avila, sociólogo que nos apresenta um caminho do diálogo

Democracia se constrói com diálogo, entendimento entre diferentes grupos e atores políticos e com uma escuta ativa que qualifique as múltiplas vozes da diferentes. Essa é a proposta do Padre Ávila, que propõe o diálogo construtivo seja o alicerce para superar a polarização. Ele defende conversas abertas e respeitosas entre pessoas com visões políticas divergentes, incentivando a compreensão das motivações e preocupações de cada lado.

Essa prática não apenas promove um ambiente mais harmonioso, mas também enriquece o debate público com uma diversidade de perspectivas. E o que vemos no Brasil, principalmente com advento de redes sociais? São grupos de ataque mútuo e que favorecem a tribos que não se comunicam. De um lado há os que chamam os opositores de “fascistas, extrema direita, minions, ou de gado”, e que não são capazes de perceber outros pontos de vista, que não suas crenças preconceituosas.

No outro extremo, está a tribo dos que acusam opositores de “mulas, comunistas, mortadelas e apoiadores de condenados”; em um desrespeito patente ao posicionamento e liberdade de pensamento destas pessoas. E o pior é que esse comportamento é incentivado pelas lideranças, principalmente no período eleitoral, para acirrar ânimos e conquistar os eleitores para engajamento.

Não há desenvolvimento social sem empatia, conforme Pe. Ávila, quando propõe o desenvolvimento de uma comunidade ou pais, a partir da Solidariedade e do respeito às diferenças. Ele acredita que, ao nos colocarmos no lugar do outro, podemos reduzir a hostilidade e a desconfiança. Essa prática não apenas humaniza o “adversário”, mas também nos permite ver além das diferenças superficiais, encontrando pontos comuns que podem servir como base para a cooperação.

Assim o foco nos Valores Comuns – identificar e enfatizar valores e objetivos comuns é essencial para unir pessoas de diferentes espectros políticos. Padre Ávila sugere que, ao focarmos na justiça social, dignidade humana e bem-estar comunitário, podemos construir uma sociedade mais coesa e resiliente.

Por fim, ele destaca a importância da ação comunitária como meio de promoção colaboração e solidariedade. Participar de iniciativas comunitárias não só fortalece os laços sociais, mas também demonstra na prática como diferentes grupos podem trabalhar juntos por objetivos comuns. A proposta do Padre Ávila é um convite à reflexão sobre como podemos reconstruir o tecido social em tempos de divisão. Ao adotar práticas de diálogo construtivo, empatia e foco em valores comuns, não podemos apenas mitigar a polarização política, mas também fortalecer as bases para uma sociedade mais justa e solidária.

A ADCE Rio (associação de dirigentes cristãos de empresas do Rio de Janeiro), está promovendo uma nova edição desta fantástica obra, juntamente com a Editora PUC. Apresenta uma proposta diante de um dos desafios da democracia, que é a radicalização e populismo. Aqueles que desejarem participar do evento de lançamento, podem se inscrever pelo link: https://app.ciaticket.com.br/e/PADREAVILA.

Maiores informações também pelo Instagram da ADCE:: @adcerio ou da Escola de Ciências Sociais.@cienciassociais_pucrio. A sociologia é um bom caminho para discutirmos a viabilidade de nossa cidade e pais, em um cenário tão complexo e confuso. Quando nos chocamos com a violência de nossa cidade e no mundo, onde é a vida humana é massacrada, percebemos que os modelos de gestão social precisam de mais compreensão, diálogo e entendimento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alberto Gallo: Os desafios da democracia no Brasil, no mundo e em nossa sociedade

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui