Alerj abre inscrições para Prêmio Paulo Freire até 19 de novembro

A premiação é realizada pela Casa desde 2018 e será entregue pela Comissão de Educação no dia 13/11

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

As inscrições do Prêmio Paulo Freire, promovido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), poderão ser realizadas até o dia 19/11. O edital da segunda edição do concurso, que destaca a atuação de profissionais de educação de escolas e universidades da rede pública que promovem ações inovadoras na educação, foi publicado no Diário Oficial do Legislativo, no dia 03/11.

A premiação é realizado pela Casa desde 2018 e será entregue pela Comissão de Educação no dia 13/11. Pelas regras do edital, a escolha dos agraciados ficará a cargo de uma banca de avaliação que será instituída por nove integrantes: três indicados pela comissão; um indicado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe); um pela União de Professores Públicos no Estado do Rio de Janeiro (UPPES), um representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN); um indicado pela União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES); um pela Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (AERJ) e um indicado pela União Nacional de Estudantes (UNE).

A homenagem vai contemplar onze áreas de atuação: projeto político-pedagógico; experiência com alunos do Ensino Fundamental; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio, Técnico ou Profissionalizante; do Ensino Superior; do Ensino à Distância; de experiência pedagógica na área de Ciência e Tecnologia; na área da Educação Popular e da Educação do Campo.

O prêmio homenageia um dos maiores educadores do país, Paulo Freire, criador da “Pedagogia da Libertação”, referência mundial da área pedagógica e atual patrono da educação brasileira.

Advertisement

“Estamos retomando a organização do Prêmio Paulo Freire na Alerj, neste ano, de forma emblemática. Sob o signo do centenário do nosso grande educador, vamos reconhecer e valorizar as iniciativas daqueles e daquelas que enfrentaram os impactos da pandemia na educação e, mesmo no contexto das grandes desigualdades estruturais e educacionais, promoveram interações pedagógicas potentes entre estudantes e as instituições de ensino”, destaca o presidente da comissão, deputado Flávio Serafini (PSol).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj abre inscrições para Prêmio Paulo Freire até 19 de novembro
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui