Alerj aprova, nesta terça-feira, programa de informações sobre doenças autoimunes

A medida é autoria do deputado Waldeck Carneiro. Entre as medidas do programa está a criação de campanhas de esclarecimentos sobre principais causas e direitos das pessoas em caso graves

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Palácio Tiradentes, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta terça-feira (25/05), o projeto de lei 514/19, que cria o Programa de Informação sobre Doenças Autoimunes. O programa poderá desenvolver campanhas de divulgação sobre as doenças para esclarecer possíveis causas, além de prestar orientações sobre os sintomas provocados por essas doenças e sobre os direitos trabalhistas e previdenciários das pessoas com casos graves.

O programa também prevê a criação de um sistema de dados para o aprimoramento de pesquisas. As campanhas de divulgação deverão levar em conta estratégias de proteção específica de populações vulneráveis, como moradores de favelas e demais áreas populares, para ampliar e garantir o direito daquelas populações a políticas de proteção integral à saúde. A norma deverá ser regulamentada pelo Executivo. 

O autor da medida, deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), explica que o programa é importante, pois as doenças são difíceis de tratar, uma vez que o organismo produz anticorpos contra seus próprios componentes.

“Este programa terá uma campanha informativa sobre essas patologias que falará sobre sintomas, tratamentos e diagnósticos. Por outro lado, o Estado produzirá uma base de dados que será consultada por pacientes e familiares, apoiando as pesquisas realizadas sobre o tema. É importante ter políticas públicas para estas pessoas que vivem, muitas vezes, invisibilizadas, principalmente neste momento de pandemia. As doenças autoimunes continuam acontecendo e sacrificando os enfermos“, afirma o deputado.

A medida será encaminhada para o governador Cláudio Castro (PSC), que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova, nesta terça-feira, programa de informações sobre doenças autoimunes
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui