Alerj aprova proibição da venda de ingressos de meia-entrada por categorias diferentes

De acordo com a medida, os grupos beneficiados continuam tendo direito ao desconto, mas a venda dos ingressos não poderá ser separada entre "meia de estudante" e "meia de idoso", por exemplo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução da Internet

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (08/10), em segunda discussão, o Projeto de Lei 1.780/23, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSD), que proíbe produtoras de eventos artístico-culturais e esportivos de comercializar ingressos de meia-entrada dividindo-os por categorias de beneficiários que possuam esse direito assegurado por lei, como idosos e estudantes.

De acordo com a medida, os grupos beneficiados continuam tendo direito ao desconto, mas a venda dos ingressos não poderá ser separada entre “meia de estudante” e “meia de idoso”, por exemplo. A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

A proibição também poderá ser estendida às empresas que realizam a comercialização de ingressos de forma presencial e/ou em meio digital. A proibição não inclui os ingressos destinados a pessoas com deficiência que necessitem de localização específica na plateia. O descumprimento da norma sujeitará a empresa responsável pela comercialização dos ingressos ao pagamento de multa de 500 UFIR-RJ, aproximadamente R$ 2.268,55. Os valores arrecadados deverão ser revertidos ao Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon).

“Algumas produtoras têm segregado a venda de ingressos de meia-entrada por categorias de beneficiários. Tal prática, aliada a completa falta de transparência no que concerne a distribuição desses ingressos, fere o princípio da isonomia, já que cria disparidades no acesso a esse direito. É notório que, ao estabelecer cotas para diferentes categorias de beneficiários, estas produtoras podem favorecer alguns grupos em detrimento de outros”, justificou o deputado Luiz Paulo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova proibição da venda de ingressos de meia-entrada por categorias diferentes

2 COMENTÁRIOS

  1. Essas políticas de ingressos de meia entrada para estudante e idoso é verdadeira palhaçada não encontrada em nenhum outro lugar do mundo.
    Que estudante e idoso necessitado precisa é uma coisa. Diferente quando a todo e qualquer um estudante ou idoso.
    Aqueles de família com grande poder aquisitivo não deveriam ser beneficiados.
    As políticas públicas estão muito mal conduzidas por esses políticos progressistas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui