Um dos lugares mais celebrados do Rio de Janeiro, o Terreirão do Samba Nelson Sargento, localizado na Praça Onze, receberá o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa resulta da aprovação do Projeto de Lei 1.875/23, de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em discussão única, nesta terça-feira (19). A matéria será encaminhada ao governador Cláudio Castro (PL), que terá o prazo de até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
Para o deputado, o tombamento do Terreirão trará mais segurança para o espaço, que é o berço do samba e da cultura popular carioca.
“O Terreirão é o berço do samba e atende a população com atrações populares e grandes eventos de música. A preservação trará a segurança de que o local será eternizado para fins de atrair turistas e cidadãos interessados em cultura e entretenimento”, Dionísio Lins em seu projeto.
Após o tombamento, ficará proibida qualquer realização de descaracterização, mudança ou destruição no Terreirão do Samba, assim como a transferência definitiva de suas atividades, excetuando em caso de urgente de obras eventuais.