Alerj celebra 50 anos com concerto do projeto Música no Museu

A Alerj encerrou as comemorações dos seus 50 anos com um concerto do projeto Música no Museu, agora incluído no calendário oficial do Estado do Rio.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Octacílio Barbosa

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encerrou, nesta quinta-feira (27), as comemorações pelos seus 50 anos com um concerto especial do projeto Música no Museu, realizado no histórico Palácio Tiradentes. A apresentação também marcou a inclusão do programa no calendário oficial do Estado como o Dia da Música no Museu, por meio de projeto de lei aprovado pela Casa.

PUBLICIDADE

O evento contou com a participação dos grupos Oficina de Cantoria +60, Vocal Molho Inglês e o coral do CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. As apresentações aconteceram no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, e emocionaram o público presente, que lotou o espaço.

“Hoje, comemoramos o encerramento das festividades dos 50 anos da Alerj com essa celebração tão incrível e popular que é o Música no Museu, maior projeto de música clássica do país. Trazer isso para o Palácio significa democratização da cultura”, destacou Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.

Para o idealizador do projeto, Sérgio da Costa e Silva, o momento também celebrou os 28 anos de atividades ininterruptas do Música no Museu, reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro. “A importância do Música no Museu é gigante porque tem uma história difundindo e democratizando a música clássica e popular de qualidade. Estamos em 80 espaços no Brasil e no exterior, com concertos em países de todos os continentes. Levar instrumentistas brasileiros para tocar música brasileira nos enche de orgulho”, afirmou.

Com direção artística de Crismarie Hackenberg e percussão de Leo Mucuri, o concerto teve início com a Oficina de Cantoria +60, grupo formado por mulheres entre 60 e 95 anos, que emocionou o público com canções regionais e de MPB. Em seguida, o Grupo Vocal Molho Inglês apresentou sucessos do século XX, muitos deles trilhas sonoras de filmes marcantes. Encerrando a noite, o coral do CEPEL, formado por funcionários da Eletrobras, interpretou clássicos da MPB e da música internacional, acompanhados pelo público, que cantava junto as canções.

O Música no Museu foi criado em 1997 por Sérgio da Costa e Silva, com a proposta de levar concertos gratuitos de música clássica a espaços como museus, igrejas e bibliotecas. Em 2025, o projeto pretende renovar sua programação mesclando jovens talentos com músicos já consagrados, além de incluir apresentações de importantes orquestras, coros nacionais e internacionais, inclusive de comunidades.

A programação completa do Palácio Tiradentes pode ser acessada pelo site: www.palaciotiradentes.rj.gov.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Alerj celebra 50 anos com concerto do projeto Música no Museuddr newsletter Alerj celebra 50 anos com concerto do projeto Música no Museu
lapa dos mercadores 2024 Alerj celebra 50 anos com concerto do projeto Música no Museu

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui