A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encerrou, nesta quinta-feira (27), as comemorações pelos seus 50 anos com um concerto especial do projeto Música no Museu, realizado no histórico Palácio Tiradentes. A apresentação também marcou a inclusão do programa no calendário oficial do Estado como o Dia da Música no Museu, por meio de projeto de lei aprovado pela Casa.
O evento contou com a participação dos grupos Oficina de Cantoria +60, Vocal Molho Inglês e o coral do CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. As apresentações aconteceram no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, e emocionaram o público presente, que lotou o espaço.
“Hoje, comemoramos o encerramento das festividades dos 50 anos da Alerj com essa celebração tão incrível e popular que é o Música no Museu, maior projeto de música clássica do país. Trazer isso para o Palácio significa democratização da cultura”, destacou Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.
Para o idealizador do projeto, Sérgio da Costa e Silva, o momento também celebrou os 28 anos de atividades ininterruptas do Música no Museu, reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro. “A importância do Música no Museu é gigante porque tem uma história difundindo e democratizando a música clássica e popular de qualidade. Estamos em 80 espaços no Brasil e no exterior, com concertos em países de todos os continentes. Levar instrumentistas brasileiros para tocar música brasileira nos enche de orgulho”, afirmou.
Com direção artística de Crismarie Hackenberg e percussão de Leo Mucuri, o concerto teve início com a Oficina de Cantoria +60, grupo formado por mulheres entre 60 e 95 anos, que emocionou o público com canções regionais e de MPB. Em seguida, o Grupo Vocal Molho Inglês apresentou sucessos do século XX, muitos deles trilhas sonoras de filmes marcantes. Encerrando a noite, o coral do CEPEL, formado por funcionários da Eletrobras, interpretou clássicos da MPB e da música internacional, acompanhados pelo público, que cantava junto as canções.
O Música no Museu foi criado em 1997 por Sérgio da Costa e Silva, com a proposta de levar concertos gratuitos de música clássica a espaços como museus, igrejas e bibliotecas. Em 2025, o projeto pretende renovar sua programação mesclando jovens talentos com músicos já consagrados, além de incluir apresentações de importantes orquestras, coros nacionais e internacionais, inclusive de comunidades.
A programação completa do Palácio Tiradentes pode ser acessada pelo site: www.palaciotiradentes.rj.gov.br.