Alerj cria programa estadual de proteção aos defensores dos direitos humanos, comunicadores sociais e ambientalistas

Em casos extremos de situação de risco ou ameaça, a pessoa poderá ser encaminhado a acolhimentos provisórios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (08/12), em discussão única, o Projeto de Lei 1.061/19, de autoria dos deputados André Ceciliano (PT) e Renata Souza (PSol), que institui o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores Sociais e Ambientalistas (PEPDDH/RJ). O texto seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

O programa garante aos defensores de direitos humanos, comunicadores sociais e ambientalistas medidas de segurança do Estado. Ele prevê que, em casos extremos de situação de risco ou ameaça, o defensor poderá ser encaminhado a acolhimentos provisórios.

O PL também determina que deverá ser criado um Conselho Deliberativo (Condel), composto por integrantes de diversas instituições públicas, como Defensoria, Ministério Público, Alerj e órgãos do Executivo, além de seis representantes da sociedade civil organizada. Ao todo, o conselho contará com 21 integrantes que não serão remunerados para exercer função.

Para inclusão no programa, deverá ser feita uma solicitação, comprovando que o interessado atua na área de direitos humanos, identificando o nexo de causalidade entre a violação e a situação de vulnerabilidade ou ameaça da pessoa; documento que comprove a anuência do defensor e outros documentos que demonstrem a qualificação do mesmo. É obrigatória a manutenção de todo o sigilo de dados pessoais do protegido.

Advertisement

A exclusão da pessoa do programa ocorrerá por solicitação do próprio interessado ou por decisão do Conselho Deliberativo, devido à conduta incompatível do protegido. Pessoas que sejam vítimas ou testemunhas de crimes também não poderão participar deste programa de proteção.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj cria programa estadual de proteção aos defensores dos direitos humanos, comunicadores sociais e ambientalistas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui