Foram divulgadas as 7 primeiras Comissões Parlamentares de Inquérito desta legislatura da ALERJ. E como o regimento da Casa, em um absurdo completo, só permite o funcionamento de sete ao mesmo tempo.
Entre as CPIs tem uma sobre emissão de carteiras de estudantes falsas (WHAT?), só podem 7 e esta é uma delas??? UAU! A autoria é do deputado Rafael Picciani (PMDB). Mas pelo menos as outras 6 CPIs são mais séria.
O deputado tucano Luiz Paulo requisitou a que investigará as causas políticas dos desastres na Serra. Serão iniciadas também investigações sobre uso de escutas clandestinas no estado, do deputado André Corrêa (PPS).
O deputado André Lazaroni (PMDB) conduzirá uma investigação sobre denúncias de ganhos indevidos de distribuidoras de energia elétrica decorrentes de erro tarifário, e o deputado Coronel Jairo (PSC) pretende comandar investigação para inibir a comunicação externa de presos sob custódia no estado.
Integra a lista, ainda, a CPI que vai investigar denúncias contra o 9º Cartório do Registro Geral de Imóveis, de autoria do deputado André Corrêa (PPS) – a apuração irá complementar as atividades iniciadas pela CPI que investigou denúncias de vendas de sentenças, que foi relatada pelo parlamentar na última legislatura.
Por fim, será instalada também uma CPI, solicitada pelos deputados Marcelo Freixo (PSol) e Wagner Montes (PDT), que irá investigar o tráfico de armas e explosivos e o uso deste material bélico por traficantes, milicianos e outros criminosos.
Foto: ALERJ por João Carlos Caribé