Alerj lança ‘Frente Parlamentar de Combate e Prevenção à Tuberculose, HIV e Diabetes’

No Rio, o enfrentamento da tuberculose esbarra no abandono do tratamento, na situação do sistema prisional e na concentração de casos em cidades da Região Metropolitana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com a terceira maior incidência de casos de tuberculose, o Rio de Janeiro passa a contar, a partir desta terça-feira (26), com a Frente Parlamentar de Combate e Prevenção à Tuberculose, HIV e Diabetes, lançada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A primeira audiência pública do novo colegiado debateu o tema “O enfrentamento da tuberculose no Estado”.

A coordenação da Frente está a cargo da deputada Martha Rocha (PDT), que demonstrou muita preocupação quanto a incidência das doenças na população fluminense. O enfrentamento da tuberculose, no Rio, esbarra no alto índice de interrupção do tratamento, na situação do sistema prisional estadual e na concentração de novos casos em 16 cidades, sendo que 15 delas estão localizadas na Região Metropolitana.

“Não é possível fazer isoladamente o enfrentamento à tuberculose. Precisamos trabalhar em conjunto para alcançar conquistas importantes contra essa doença que afeta a população mais vulnerável”, afirmou a deputada.

Participaram da reunião: a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello; o subsecretário de Estado da Secretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio; o presidente da Comissão de Saúde e da Frente Parlamentar Municipal de Tuberculose do Rio, vereador Paulo Pinheiro; o assessor de Doenças Transmissíveis na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Brasil, Miguel Aragon; além de representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fiocruz, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de instituições da sociedade civil.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj lança 'Frente Parlamentar de Combate e Prevenção à Tuberculose, HIV e Diabetes'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui