Alerj promove workshop de limpeza de pichações no Arco do Teles, Centro do Rio

Projeto busca conservar prédios históricos do Rio e profissionalizar colaboradores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodção

A Curadoria do Palácio Tiradentes realiza nesta quinta-feira, (26/01), por meio da Oficina-Escola de Conservação e Restauro, um workshop sobre práticas de limpeza e conservação de elementos em pedra (pétreos) no Arco do Teles, no Centro do Rio. Monumento esculpido em pedra passará por uma limpeza, terá suas pichações removidas e sua beleza renovada.

“Além da limpeza, a aula também inclui a aplicação de um protetor anti-pichação nas pedras do local. Ele produz uma película que impede a penetração de tinta nos pétreos e preserva o material”, explicou a coordenadora da Oficina-Escola, a arquiteta Simone Algebaile.

O workshop, ministrado pelo mestre de ofício João Batista Teixeira, é oferecido para servidores e funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e de instituições parceiras. As aulas são voltadas para a conservação de prédios históricos e para a profissionalização dos colaboradores. No curso de pétreos, os alunos aprendem a restaurar e limpar pedras e placas decorativas, além de degraus de escadarias em mármore danificados.

O curso de limpeza em pétreos é o quarto do circuito de workshops promovidos pela Oficina-Escola. Em 2022, a mesma metodologia foi aplicada em aulas práticas para o ensino de técnicas de marmorino, limpeza de metais e acabamento em madeira. Os servidores capacitados pela oficina também estão sendo aproveitados no processo de revitalização do Palácio Tiradentes, que irá abrigar o Centro Cultural Casa da Democracia.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj promove workshop de limpeza de pichações no Arco do Teles, Centro do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O Arco do Teles é lindo, merece todo o cuidado por ser um local charmoso e único no Rio de Janeiro. Mas fica uma questão para se pensar e discutir, até por conta dos noticiários da depredação de Brasília em 08/01/2023: Os órgãos de legislativo e judiciário tem pessoal ocupado próprio para limpeza e restauro. Não seria o caso do atendimento dessas demandas serem atendidas pelas fundações e outros órgãos da administração que tocam o dia-a-dia de Museus públicos? Fica um ideia de desvio de alocação de pessoal e desvio de foco, neste exemplo em particular, a atividade Legislativa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui