Alerj recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Após missa celebrada na Capelania, a imagem da Virgem Maria foi levada ao plenário da Casa pouco antes do inicio das suas atividades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Deputados com imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Alerj / Foto: Thiago Lontra

Em peregrinação pelo Brasil, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi recebida por políticos e funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (11). Ao todo, 12 imagens da Santíssima Virgem já passaram por inúmeras cidades dos continentes americano, africano e europeu. Uma missa, que foi realizada na Capelania da Alerj, contou com a presença de diversos fiéis. Em seguida, a imagem da Virgem Santa, que veio de Portugal, foi levada ao plenário da Casa pouco antes do início das suas atividades.

“Receber a imagem de Nossa Senhora tem uma importância muito grande porque simboliza muito para o povo que trabalha aqui todos os dias. É muito importante trazer aqui para dentro a fé, que é a coisa mais importante que nós temos, para que a gente possa atender à nossa população tão sofrida. É através da fé, da união e do respeito ao próximo que vamos conseguir isso”, afirmou o deputado Brazão (União), 1º vice-presidente da Alerj, ao receber a imagem da Santa no gabinete da presidência.

Para o deputado Fred Pacheco (PMN), que participou da missa em honra da Virgem Maria, a mensagem de Nossa Senhora de Fátima é de grande relevância para a vida dos cristãos. A presença de Maria, na Alerj, segundo Pacheco, representa uma demonstração do caráter democrático da Casa.

“Esse é um momento muito importante para nós, católicos, sobretudo para demonstrar um ato de democracia e de expressão de civilidade. Quero agradecer ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, porque, quando ele nos permite ter a imagem peregrina nesta Casa, temos a chance de exercer a nossa fé. Não somente nós católicos, mas todos aqueles que se conectam com as diretrizes de Deus: os irmãos evangélicos, umbandistas ou mesmo aqueles que preferem não exercer sua fé. Assim que se determina um bom Estado laico, que não é um Estado sem fé, mas que permite a cada pessoa exercer a sua”, comentou o deputado.

Advertisement

A missa foi celebrada pelo padre Manoel Pacheco, da Capital Metropolitana do Rio de Janeiro, que enalteceu a importância da Virgem Maria como “mãe de todas as culturas e diferenças”.

“Para o nosso mundo de hoje, Nossa Senhora de Fátima vem trazendo a centralidade da mulher no mundo da política e no mundo social, essa mulher que está disposta e faz uma opção autêntica pela transformação de nossas estruturas”, afirmou o religioso, cuja celebração foi dedicada, em parte, a praticantes e não praticantes de outras religiões.

Também participaram da cerimônia os deputados Luiz Paulo (PSD), Márcio Gualberto (PL), Martha Rocha (PDT), Índia Armelau (PL), Sérgio Fernandes (PDT), Luiz Cláudio Ribeiro (PSD) e Otoni de Paula Pai (MDB).

Turismo religioso

O Rio de Janeiro, com os seus inúmeros templos, especialmente católicos; representa um grande hub para o turismo religioso, como defendeu o fundador da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, o advogado Berthaldo Soares, responsável pela vinda da imagem peregrina para o Brasil. Ele defende que cidade componha o roteiro da peregrinação de fiéis para Aparecida do Norte, no interior de São Paulo .

“O Rio de Janeiro tem vocação, é uma cidade abençoada. Nós precisamos apostar na peregrinação dos fiéis. É fundamental a Alerj colocar o coração, os olhos e a mão para ajudar o turismo religioso”, destacou Berthaldo Soares, lembrando que outras religiões também seriam beneficiadas pela medida.

O advogado foi homenageado com uma Moção de Louvor e Aplausos entregue pelo deputado Fred Pacheco.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alerj recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui