A organização Transparência Internacional Brasil, voltada para a luta contra a corrução, realizou uma análise relacionada à transparência e à prestação de contas de todas as assembleias legislativas do Brasil, incluindo o Distrito Federal. O levantamento verificou que a Alerj ocupa a quarta posição no ranking das casas legislativas estaduais mais mal avaliadas.
No Índice de Transparência e Governança Pública, a Assembleia fluminense recebeu 24,4 pontos, ocupando o 24º lugar. O resultado a colocou à frente apenas dos estados do Piauí, Amapá e Acre. De acordo com a pesquisa, a pontuação apresenta a Alerj como a pior casa legislativa estadual do eixo Sul-Sudeste, recebendo classificação “ruim”, no índice mencionado. Os resultados apontam que a Casa enfrente desafios quanto à transparência e à prestação de contas.
A coordenadora do Programa de Integridade e Governança Pública da instituição, Maria Dominguez, destacou que a Alerj apresenta problemas relacionados à falta de clareza na divulgação de cargos, salários e benefícios. Além de também ser ineficiente na divulgação de informações sobre comissões parlamentares, projetos de lei, atas e votações.
A BandNews FM Rio de Janeiro procurou esclarecimentos junto à Alerj quanto ao levantamento, mas não obteve resposta.
As informações da BandNews FM Rio de Janeiro.