Alerj vota, nesta quarta, projeto de lei que regulamenta doações de sangue de cães e gatos

Procedimento deverá ser supervisionado por um medico-veterinário para assegurar que o animal doador não sinta dor ou sofra danos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, nesta quarta-feira (30), em segunda discussão, o Projeto de Lei 3.296/17, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que incentiva tutores a fazerem doações de sangue de cães e gatos para o socorro de outros animais. Uma vez aprovado, o Projeto passará pela avaliação do governador Cláudio Castro (PL), que terá o prazo de 15 dias úteis para vetá-lo ou sancioná-lo.

De acordo com o PL, a doação de sangue dos animais será feita através de convênios celebrados entre o Governo do Estado e bancos de sangue de animais sediados em território fluminense. Com a medida, espera-se que animais doentes ou acidentados possam ser beneficiados com as doações.  

Caberá a um médico veterinário, devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária, supervisionar o todo o procedimento relacionado à doação de sangue, de forma que o animal doador não sofra nenhum dano.

O deputado Rosenverg Reis explicou que a doação de um cachorro pode salvar três animais e não causa dor ou dano ao animal doador.

Advertisement

“Ao fazer uma doação de sangue um cão pode salvar até 3 vidas. É importante ressaltar que o doador de sangue não corre qualquer tipo de risco. Todo o processo da doação de sangue é feito de forma cuidadosa e obedece a critérios rígidos. Em cada doação é retirado só um pouquinho de sangue, num processo não doloroso e que também não demora mais que meia hora. É cortado um pouco de pelo na região do pescoço onde é efetuada a coleta, mas não se assuste, é o melhor lugar para fazê-lo”, explicou deputado emedebista.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj vota, nesta quarta, projeto de lei que regulamenta doações de sangue de cães e gatos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui