Neste momento de quarentena oficial, em razão do Coronavírus, os bancos de sangue de todo o país estão sofrendo com a falta de doadores e acendem um alerta vermelho sinalizando simbolicamente que as doações não podem parar, mesmo em tempos de isolamento domiciliar.
No Banco de Sangue Serum, no Rio de Janeiro, o déficit nas doações chegou a atingir a marca de 50%. Após uma campanha de alerta pelas redes sociais convocando a população a doar, houve uma reação e melhora, mas ainda assim há uma queda de 33% nos estoques sanguíneos.
“É preciso que as pessoas se lembrem o tempo todo que a doação de sangue é essencial à vida de inúmeros pacientes internados nos hospitais”, explica Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Serum.
Por isso, a unidade está intensificando a campanha de conscientização para alertar a população de que é necessário continuar doando sangue. “As pessoas saudáveis devem sair de suas casas para esse gesto solidário, assim como fazem para ir à farmácia, ao mercado e outras atividades essenciais“, enfatiza o líder de captação.
O ato da doação de sangue não oferece riscos de contaminação pelo COVID 19 e as estruturas dos bancos de sangue estão adequadas e preparadas para receber os doadores.