Alexandre Knoploch: Segurança Pública, um dever de todos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Luis Alvarenga

Fala-se em segurança pública diariamente. Especialistas debatem o tema nos meios de comunicação e candidatos a cargos legislativos, a cada eleição, apresentam projetos para reduzir os crimes que ceifam vidas inocentes diariamente. O assunto aparece entre as principais preocupações da população brasileira em uma série de pesquisas, há anos, em todas as classes sociais.

A segurança pública constitui um dever do Estado, conforme determina o artigo 144 da nossa Constituição. Porém, o sentido de “Estado”, como Poder Público em geral, parece interpretado como atribuição exclusiva do Executivo estadual — o que significa um grave erro.

Trata-se de um dever e um direito que deve ser garantido por meio de órgãos como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, além das Guardas Municipais, diz a Carta Magna. No entanto, o artigo é claro quando define a segurança como uma “responsabilidade de todos”.

Nos debates com especialistas e na maior parte das abordagens da mídia, a segurança pública sempre cai, quase em totalidade, na conta do governo estadual — uma interpretação que confunde o cidadão comum. Quando muito, cita-se a função da Polícia Federal na repressão ao tráfico de entorpecentes e armas.

Advertisement

Poucos lembram que todas as prefeituras do país possuem uma grande responsabilidade no tema. No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, há mais de sete mil servidores que pertencem à GM à disposição do município, além de viaturas, carrinhos elétricos, bicicletas e motocicletas. A própria legislação que atualizou as funções da instituição confere uma série de atribuições aos guardas, como proteger bens, serviços e instalações municipais do Rio de Janeiro; vigiar os espaços públicos, tornando-os mais seguros em colaboração com os órgãos responsáveis pela segurança pública em nível federal ou estadual e exercer o poder de polícia no âmbito do município do Rio de Janeiro, inclusive sancionatório.

Nós, cariocas, acaso sentimos de que a Guarda Municipal está cumprindo o seu dever legal de vigiar os espaços públicos ou temos a sensação de que sua função se limita a multar motoristas infratores, rebocar veículos mal estacionados e coibir os vendedores ambulantes? Você, leitor, concorda comigo que a Prefeitura do Rio está em débito com a população nesse quesito?

Sabemos que a elevada presença de usuários de drogas em espaço público, as vendas irregulares de metais para ferros velhos e a falta de assistência à população de rua contribuem com um ambiente fértil para atos ilícitos nos bairros. Somam-se a esse cenário desolador problemas como a escassa iluminação, a falta de limpeza, a desordem e pouca conservação dos logradouros públicos — todos sob a responsabilidade municipal. Centros de integração de monitoramento que favoreçam sinergias entre as forças municipais e estaduais já provaram sua eficácia em diversos locais do Brasil e do mundo.

A mancha criminal está, sim, atrelada à desordem pública. Enquanto as autoridades das três esferas — municipal, estadual e federal —juntas, não abraçarem suas respectivas responsabilidades, continuaremos falando de segurança pública como uma lacuna da sociedade fluminense.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alexandre Knoploch: Segurança Pública, um dever de todos
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. A realidade que com o aumento da população a conta chegou para o RJ.
    As favelas viraram fábricas de bandidos e de domínio territorial das facções criminosas e os bairros que os cercam em áreas de altas manchas criminais. Solução? Não tem.

  2. Em visitas a outras cidades principalmente Sao Paulo vc consegue verificar uma integração da polícia militar com a Guarda, que poderia patrulhar locais com baixo índice de violência deixando a polícia focada em locais violentos. Exemplo as praias do Rio de Janeiro, os centros comerciais Saara, taquara e campo grande, pontos turísticos nao existe a necessidade da pmerj

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui