O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PL, Alexandre Ramagem, anunciou nesta quarta-feira (11/9) um plano estratégico para revitalizar o bairro da Cidade Nova, que abriga a sede da Prefeitura do Rio e apresenta o pior Índice de Desenvolvimento Social (IDS) da cidade, segundo pesquisa do Instituto Pereira Passos (IPP) de 2023.
Durante visita à região, Ramagem conversou com comerciantes e moradores, destacando a importância de integrar a Cidade Nova ao projeto de revitalização econômica do Centro do Rio. Entre as medidas previstas estão microcréditos, incentivos fiscais e melhorias no ordenamento urbano.
“A Cidade Nova perdeu muito em termos de comércio e empreendedorismo. Vamos revisar a planta do IPTU, que não é atualizada desde antes da pandemia. Além disso, investiremos no conceito de Cidade Inteligente, buscando soluções específicas para cada região do município. Assim, vamos recuperar esse bairro, tão importante para a história da nossa cidade” — afirmou o candidato.
O estudo do IPP, que avaliou 158 bairros, revelou que a Cidade Nova está em último lugar no Índice de Desenvolvimento Social do Rio. Para Ramagem, esse dado reflete o abandono do bairro pela atual gestão.
Durante sua caminhada pelo bairro, o candidato também visitou o restaurante Dona Ana, um ponto tradicional da região. Ele reforçou a necessidade de uma ampla estratégia para atrair investimentos e promover o crescimento econômico local.
“É um absurdo que o bairro onde fica a sede do poder municipal tenha chegado a essa situação. Isso demonstra o descaso da administração atual. Com parcerias, segurança e incentivos fiscais, faremos do Rio um polo econômico, cultural e histórico novamente, e isso terá impacto direto na Cidade Nova” — declarou Ramagem.