A Prefeitura do Rio de Janeiro concluiu obras de contenção em mais dois pontos da cidade: na Estrada do Redentor, no Alto da Boa Vista, e na Rua Leopoldo, no Morro do Andaraí, ambas na região da Grande Tijuca, na Zona Norte.
Somados, os investimentos ultrapassaram R$ 1,5 milhão. Entre alguns dos serviços realizados pela Fundação Geo-Rio – responsável pelas intervenções – nestes locais estão a construção de cortinas ancoradas, canaleta de drenagem, revestimento dos solos com concreto e biomanta vegetal.
”Estamos entregando obras muito importantes para a região da Grande Tijuca nessa parceria com a Geo-Rio. No Andaraí, sem dúvidas o trabalho trouxe mais segurança para os moradores, principalmente nos dias de chuva. Estivemos ao lado da população e acompanhamos cada detalhe para entregarmos da forma mais eficiente. No Alto da Boa Vista as obras também foram de suma importância. É uma região que recebe muitos turistas e cariocas ciclistas, só trouxe mais segurança para todos”, destacou o subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans.
Muito frequentado por cariocas e turistas que gostam de se aventurar em trilhas de bike e corrida, a Estrada do Redentor foi atingida por um deslizamento de terra no início de 2023. Com objetivo de recuperar da via que cedeu, a Geo-Rio fez a construção de cortinas ancoradas para estabilizar o solo e a implantação de canaleta de drenagem para que as águas de uma das nascentes do parque que existe no local escoe com mais eficiência.
A fundação, considerada referência mundial em soluções geotécnicas, também realizou a limpeza da encosta, construiu um muro em pedra argamassada e aplicou a técnica de aterro compactado no terreno. A área ainda ganhou biomanta vegetal e piso em concreto armado. O trecho da via que havia cedido foi pavimentado. Com a conclusão das obras, a população poderá voltar a frequentar a região com mais segurança.
Morro do Andaraí
Outro local que recebeu os cuidados da Prefeitura foi a Rua Leopoldo, no Morro do Andaraí. As equipes da Prefeitura fizeram a limpeza da encosta que fica na altura do número 959 e, em seguida, realizaram o chumbamento da encosta com a técnica de solo grampeado revestido em concreto. Um contraforte também foi ancorado para melhorar a estabilização do talude. Para garantir a proteção dos moradores foi construído um guarda-corpo com mureta.
Investimentos
A Geo-Rio vem recebendo grande investimento para obras e mitigação de risco em encostas da cidade. Desde 2021, a Fundação realizou mais de 150 obras com investimento, oriundos de recursos próprios, de cerca de R$ 215 milhões.
No ano passado, a fundação também realizou importantes intervenções no paredão rochoso próximo à Creche Municipal Professora Jurema Gomes Sampaio Delfim, em Costa Barros, e na Escola Municipal Azevedo Júnior, em Cascadura.
Paralelamente, seguem em andamento serviços para redução de riscos em todas as regiões do Rio, além de obras na Avenida Niemeyer, na Zona Sul; Estrada do Redentor, no Alto da Boa Vista; Estrada da Grota Funda, em Guaratiba; diversos pontos da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá; e na Ladeira dos Guararapes, no Cosme Velho.