Aluguel de imóveis de dois quartos tem aumento significativo em janeiro, no Rio

Trata-se do vigésimo nono mês seguido de aumento nos valores dos alugueis de apartamentos no Rio. A alta acumulada nos últimos 12 meses bate 17,51%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Segundo o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, o mercado imobiliário no Rio de Janeiro começou o ano de 2024 já registrando um aumento nos preços dos novos contratos de aluguel. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14/02). Na capital fluminense, em janeiro, a alta em comparação com dezembro foi de 1,63%, elevando o preço médio para R$ 38,95 por metro quadrado. Os alugiéis no Rio já vêm com tendência de aumento há algum tempo, segundo diversos índices e pesquisas.

Este aumento marca o 29º mês consecutivo de valorização nos preços de aluguel na cidade. Desde agosto de 2021, não houve qualquer observação de redução no valor do metro quadrado. Dentre os principais fatores que contribuíram para mais um aumento registrado está a alta temporada, que incrementa e muito a procura por aluguéis de apartamentos. Com muitos contratos vencendo no final do ano, há uma demanda significativa por novos aluguéis nos primeiros meses do ano subsequente.

“Um fator que vem colaborando imensamente para o galopar dos preços dos apartamentos de 2 quartos e compactos é a boa rentabilidade que os proprietários vêm tendo com a locação por temporada, seja através de aplicativos como o AirBnb como também pelos meios convencionais. Como a rentabilidade destas locações está alta, muitos proprietários retiram seus imóveis do mercado de locações comum, encarecendo e dificultando a vida de quem efetivamente mora de aluguel, principalmente nos bairros da Zona Sul”, diz Wilton Alves, Diretor de Administração de Imóveis da Sergio Castro, imobiliária carioca com 75 anos de atuação.

Segundo o indicador, a alta acumulada em 12 meses atingiu 17,51% em janeiro. Em comparação com os meses anteriores, o cenário permanece praticamente estável. Desde março do ano passado, os preços têm se mantido na faixa de variação anual entre 17% e 18%.

Advertisement

Em janeiro, os imóveis de dois quartos se destacaram entre os tipos de dormitório, registrando um aumento de 2,07% em comparação com dezembro. O preço médio do metro quadrado desses imóveis foi de R$ 34,48 no último mês.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aluguel de imóveis de dois quartos tem aumento significativo em janeiro, no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui