Aluna da UFRJ relata dificuldades por falta de acessibilidade

Estudante é paciente oncológica e chegou a cair ao tentar subir a escadaria do campus para assistir aula

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Entrada do prédio da área da Saúde | Foto: Arquivo Pessoal

Era um sonho antigo estudar em uma universidade pública. Porém, o que devia ser uma realização se tornou uma grande decepção para Kethelen Elisabeth. A jovem, que é paciente oncológica, fez o ENEM e foi aprovada no curso de Nutrição. O início das aulas durante a pandemia, ainda no ensino à distância, correu bem. Porém, após a retomada presencial, os problemas de acessibilidade da instituição começaram a aparecer.

Em 2020, no primeiro semestre, eu entrei para a UFRJ. Quando eu ingressei, entrou a pandemia e foi aplicado o Período Letivo Excepcional. Por conta disso, eu não fui presencialmente. Quando as aulas retornaram presencialmente, eu tive que fazer uma cirurgia porque o tumor cresceu, então eu também não consegui ir no início deste ano, só agora no segundo semestre”, contou.

A partir daí, começaram a aparecer os problemas de acessibilidade: “no primeiro dia, eu fui na secretaria do curso. Uma amiga da família, Tatiana, viu que havia uma entrada para carga e descarga no subsolo e perguntei se eu poderia entrar por ali. O responsável pelo prédio autorizou, mas no dia a dia os guardas nem sempre deixam estacionar ou passar ali, mesmo sendo deficiente”, diz Kethelen.

Além disso, Kethelen conta que chegou a cair ao tentar descer as escadas. Ela relatou tudo isso por e-mail à coordenação do curso de Nutrição (veja abaixo), mas mesmo assim, o problema da falta de um facilitador com horário compatível ao das aulas dela não foi solucionado.

Advertisement
WhatsApp Image 2022 09 19 at 17.53.09 Aluna da UFRJ relata dificuldades por falta de acessibilidade

A UFRJ, nesta segunda-feira (19/09), mudou uma das aulas de Kethelen de sala. No entanto, ela ainda continua sem conseguir acessar as aulas de outra disciplina. Sobre este caso, a universidade marcou uma reunião online com a aluna para o dia 28 de setembro. Porém, isso significa mais duas aulas que ela precisará faltar, afetando diretamente a aprendizagem da estudante, que continuará perdendo conteúdo.

O DIÁRIO DO RIO entrou em contato com a UFRJ, mas, até o momento desta publicação, não obteve retorno.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aluna da UFRJ relata dificuldades por falta de acessibilidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui