Aluno do Cefet RJ é finalista entre os 10 melhores estudantes do mundo

Lucas Tejedor é o único estudante brasileiro no Top 10 da competição e foi selecionado entre quase 7 mil candidatos de 150 países

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Divulgado nesta quinta-feira (01/09), o resultado dos finalistas do Global Student Prize 2022 indicou Lucas Tejedor da Silva, aluno da educação profissional técnica de nível médio do Cefet/RJ, para a lista dos 10 melhores estudantes do mundo. Lucas é o único estudante brasileiro no Top 10 da competição e foi selecionado entre quase 7 mil candidatos de 150 países para concorrer a um prêmio de 100 mil dólares.

Lucas disse que, após a expectativa pelo resultado, a família recebeu com orgulho a notícia esta manhã. “Foi incrível! Meus pais ficaram muito felizes e nós saímos para comemorar”, contou. Aos 18 anos, o estudante sonha em transformar a vida das pessoas através de iniciativas que resolvam problemas reais da sociedade.

Aluno do curso técnico em Informática da Unidade Maracanã, o estudante já tem uma trajetória de pesquisador experiente, com diversas premiações, publicações científicas e atuação em dezenas de projetos na instituição. Entre os de maior destaque está o “Drone da Amazônia”, aeronave remotamente controlada que funciona com inteligência artificial e sensores capazes de monitorar a existência de focos de incêndios florestais.

drone surgiu do projeto de extensão “Dispositivos de Prevenção e Combate a Incêndio (DPCI)”, do Cefet/RJ, que também foi tema de um artigo apresentado pelo estudante no XXXIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, em 2021, e alcançou, entre outros prêmios, o 2º lugar na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) 2022.

Sobre a competição

O Global Student Prize, conhecido como o “Nobel do Estudante”, é uma competição anual que oferece um prêmio de 100 mil dólares a um aluno considerado excepcional, que desenvolva projetos de impacto real na vida dos seus colegas e da comunidade em que está inserido. O nome do campeão deve ser divulgado até o fim de setembro, durante a semana da Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Em 2021, a ex-aluna dos cursos técnicos em Edificações e em Estradas do Cefet/RJ Uned Maria da Graça, Anna Carolina Aragão, já havia sido selecionada entre os 50 finalistas da premiação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aluno do Cefet RJ é finalista entre os 10 melhores estudantes do mundo

2 COMENTÁRIOS

  1. Neolight são etapas de ensino e pesquisa diferentes e de conhecimento. Aplauso para aluno… mas visa tecnologia … o ensino superior visa outro tipo de pesquisa muito mais aprofundada no campo da ciência. Na continuidade do ensino esse excelente aluno poderá virar cientista, pesquisador como temos muitos aqui e fora do país.

  2. Esse é o tipo de notícia que eu gostaria de ver mais vezes. E estão estudando coisa que presta pra indústria e comércio.

    Alô alô UERJ, UFRJ!! Que tal parar de pesquisar coisa que só gasta grana e pesquisar coisas que deem retorno?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui