Alunos carioca retornam às aulas nesta segunda-feira, 5/2

Só na Rede Municipal de Ensino do Rio são mais de 600 mil alunos, na rede estadual são mais de 700 mil!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Sandra Barros/GERJ

Preparem-se para o retorno do trânsito pesado, o ano letivo começa nesta segunda-feira, 5/2. Apenas na Rede Municipal do Rio de Janeiro são mais de 600 mil alunos, na rede estadual são mais de 700 mil! Isso sem levar em conta os alunos de colégios particulares e os universitários que serão obrigados a ir para a escola na semana que antecede o carnaval e, claro, professores, equipe administrativa, etc.

A Secretaria de Educação do Estado do Rio prepara várias ações de acolhimento para receber veteranos e novatos, estimulando o interesse para mais uma jornada de estudos.

Entre as atividades, estão a apresentação de equipes da escola e projetos, além do incentivo à consolidação e à construção de amizades e coleguismo entre os estudantes. O objetivo é que os alunos conheçam os profissionais que vão atendê-los e prepará-los para mais uma importante etapa de ensino, construindo laços de respeito e espírito de equipe. Todos colaborando para conquistarem, juntos, bons resultados nos processos de aprendizagem e convívio.

Este ano, a rede estadual de ensino trará diversas novidades. Uma das principais é a contratação de 4 mil novos professores. Também se destaca o aumento da oferta de vagas em escolas de tempo integral: são mais de 80 mil vagas em 400 unidades, onde os alunos podem aprender em escolas interculturais, apoiadas por 17 países; Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs); unidades cívico-militares, apoiadas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar; além de escolas com Itinerários de Formação Técnica e Profissional, como o Nave (C.E. José Leite Lopes, integrante do Núcleo Avançado em Educação), no Andaraí, e o C.E. Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, que oferecem, respectivamente, o curso profissionalizante de Programação de Jogos Digitais e Multimídias e o de Técnico em Telecomunicações, em parceria com as empresas Oi e Claro. 

Advertisement

A rede estadual de ensino possui 26 unidades E>Tec (tecnologia e sustentabilidade); 30 escolas vocacionadas (em línguas, esportes e música); 27 interculturais; 16 escolas cívico-militares; duas escolas indígenas e 96 unidades de Ensino Normal (Formação de Professores). 

MELHORIA DO ENSINO 

Volta as aulas 4 Alunos carioca retornam às aulas nesta segunda-feira, 5/2
Foto: Sandra Barros/GERJ

Para este ano, estão previstas várias ações para a melhoria do ensino, como a distribuição de kits de material e uniforme escolar, climatização em mais 200 colégios e ampliação dos recursos tecnológicos como lousas digitais e mais conectividade. Além disso, a manutenção de iniciativas de sucesso, como o aplicativo Rede Escola, e a qualificação constante dos docentes são prioridades para o estado.

Ao todo, a Secretaria de Estado de Educação está investindo R$ 618 milhões em obras de manutenção, infraestrutura e aquisição de mobiliário. Oito unidades serão entregues em 2024 nos municípios de Niterói, Rio das Ostras, Petrópolis e Itaboraí e Rio de Janeiro, que terá novas escolas nos bairros de Padre Miguel, Realengo, Campo Grande e Cidade de Deus. Entre as melhorias, estão ainda a compra de aparelhos de ar-condicionado e a instalação de centros de convivência. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos carioca retornam às aulas nesta segunda-feira, 5/2
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Se o sistema educacional do estado não prepara as nossas crianças e adolescentes de como somos o estado mais rico do país, e de como esse mesmo país saqueia os lucros da produção do nosso petróleo e gás, impedindo assim que se invista na nossa população fluminense, esse sistema educacional deve ser mudado urgentemente.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui