Alunos da rede estadual de educação do Rio recebem capacitação para segurança no trânsito

Implementado pela associação Junior Achievement Rio de Janeiro, programa VIA está impactando 1.750 alunos do ensino médio

Foto: Divulgação

Conscientização no trânsito entre o público infantojuvenil. Esse é objetivo do Programa Global de Educação em Segurança Viária (VIA), iniciativa mundial implementada pela associação Junior Achievement Rio de Janeiro (JA Rio de Janeiro) em sete escolas estaduais fluminenses. Até outubro deste ano, 1.750 estudantes do primeiro ano do ensino médio exercitam uma metodologia inovadora de aprendizagem, que visa conscientizar jovens sobre comportamentos relacionados a riscos de acidentes em vias e estradas.

No programa – cujo lançamento mundial foi realizado pelas empresas Global Road Safety Partnership, Fundação Michelin e Fundação TotalEnergies –, são desenvolvidos, por meio de vídeos, jogos e outros materiais pedagógicos, quatro competências-chave: Competência de Risco, cujo intuito é alertar sobre riscos potenciais no trânsito, orientando como agir e reagir de forma segura para minimizar os riscos em estradas e vias; Competência de Mobilidade Segura, que destaca regras de trânsito e noções práticas de segurança viária; Habilidades de Transporte, com objetivo de conscientizar os estudantes sobre comportamentos de risco no trânsito, tanto para pedestres, quanto para condutores de diferentes meios de transporte (bicicleta, transporte público etc.); e Competência Social, visando estimular a atenção com o outro durante a viagem. Todas têm como objetivo ensinar como estabelecer uma comunicação segura e consciente no trânsito.

As escolas participantes são Colégio Estadual Hebe Camargo, Colégio Estadual Missionário Mário Way, Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzine, Colégio Estadual Amazonas, Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon, Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek e Escola Técnica do Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, dados do painel ISPTrânsito, produzidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), revelam que, em 2021, foram registrados 17.760 acidentes, 2.122 atropelamentos e 1.874 mortes no trânsito, com a maior parte dessas ocorrências acontecida no município do Rio, entre 18h e 0h.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui