Em janeiro do próximo ano, Beatriz Ferreira da Costa, do Colégio Estadual Dorval Ferreira da Cunha, em São Gonçalo, e João Pedro Ribeiro Mendonça, do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu viajam para Washnington D.C. Eles vão representar o estado do Rio de Janeiro no intercâmbio, de duas semanas, promovido pelo programa Jovens Embaixadores, iniciativa patrocinada pela embaixada e consulados americanos no Brasil.
Na visita à capital americana, junto com os 45 representantes dos demais estados brasileiros, eles participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo e de reuniões com representantes do governo, além de visitas a escolas da região. Também farão apresentações sobre o Brasil, seus respectivos estados e sobre os projetos que inscreveram no programa.
Após esses encontros, cada um segue para um estado-anfitrião – Flórida, Michigan ou Oklahoma –, onde serão hospedados por famílias voluntárias para vivenciar a cultura e o dia a dia dos americanos.
A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, revela sua satisfação ao ver a rede pública estadual sendo representada por dois estudantes “extremamente talentosos”. “A participação nesse intercâmbio internacional abrirá portas para experiências enriquecedoras, além de oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional para esses nossos jovens“, diz Joilza.
A jovem embaixadora Beatriz Ferreira da Costa, 18 anos, cursa o último ano do Ensino Médio e conta que “ama estudar idiomas”, pretende ingressar na faculdade de Letras e deseja ser escritora para “compartilhar suas ideias com o mundo”. Ela apresentou o projeto do qual participa e ajuda a promover, o Palavras Que Salvam. A iniciativa, que organiza concursos e wokshops, visa democratizar o acesso ao conteúdo de escrita criativa e incentivar mais jovens brasileiros a lerem, escreverem, desenvolverem suas habilidades na área e a se conectarem com a literatura.
João Pedro Ribeiro Mendonça, 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio, foi selecionado com o projeto sobre o grêmio estudantil que preside na escola. “O nosso grêmio, o 4All, realiza um trabalho que tem como objetivo romper as barreiras da unidade escolar. Nele, a garantia do direito do jovem é prioridade. Defendemos os acessos à educação de qualidade, arte, cultura, transporte, alimentação, esporte e segurança. Nosso grêmio é para todos, independentemente de cor, gênero ou crença“, explica o estudante.
Sobre o Jovens Embaixadores
O programa Jovens Embaixadores busca estudantes da rede pública de ensino que pensam criativamente e estão engajados em iniciativas com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. As ações empreendedoras desses jovens têm como foco inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, empoderamento jovem, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc.
Criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2003, o programa conta com o apoio institucional do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, das secretarias estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos