Alunos da rede estadual do RJ são selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos

Dois estudantes de escolas de São Gonçalo e da Baixada vão representar o estado do Rio de Janeiro na edição 2024 do programa Jovens Embaixadores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em janeiro do próximo ano, Beatriz Ferreira da Costa, do Colégio Estadual Dorval Ferreira da Cunha, em São Gonçalo, e João Pedro Ribeiro Mendonça, do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu viajam para Washnington D.C. Eles vão representar o estado do Rio de Janeiro no intercâmbio, de duas semanas, promovido pelo programa Jovens Embaixadores, iniciativa patrocinada pela embaixada e consulados americanos no Brasil.

Na visita à capital americana, junto com os 45 representantes dos demais estados brasileiros, eles participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo e de reuniões com representantes do governo, além de visitas a escolas da região. Também farão apresentações sobre o Brasil, seus respectivos estados e sobre os projetos que inscreveram no programa.

Após esses encontros, cada um segue para um estado-anfitrião – Flórida, Michigan ou Oklahoma –, onde serão hospedados por famílias voluntárias para vivenciar a cultura e o dia a dia dos americanos.

A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, revela sua satisfação ao ver a rede pública estadual sendo representada por dois estudantes “extremamente talentosos”. “A participação nesse intercâmbio internacional abrirá portas para experiências enriquecedoras, além de oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional para esses nossos jovens“, diz Joilza.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

A jovem embaixadora Beatriz Ferreira da Costa, 18 anos, cursa o último ano do Ensino Médio e conta que “ama estudar idiomas”, pretende ingressar na faculdade de Letras e deseja ser escritora para “compartilhar suas ideias com o mundo”.  Ela apresentou o projeto do qual participa e ajuda a promover, o Palavras Que Salvam. A iniciativa, que organiza concursos e wokshops, visa democratizar o acesso ao conteúdo de escrita criativa e incentivar mais jovens brasileiros a lerem, escreverem, desenvolverem suas habilidades na área e a se conectarem com a literatura.

WhatsApp Image 2023 12 12 at 13.33.44 1 scaled e1702417005447 Alunos da rede estadual do RJ são selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos

João Pedro Ribeiro Mendonça, 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio, foi selecionado com o projeto sobre o grêmio estudantil que preside na escola. “O nosso grêmio, o 4All, realiza um trabalho que tem como objetivo romper as barreiras da unidade escolar. Nele, a garantia do direito do jovem é prioridade. Defendemos os acessos à educação de qualidade, arte, cultura, transporte, alimentação, esporte e segurança. Nosso grêmio é para todos, independentemente de cor, gênero ou crença“, explica o estudante.

Sobre o Jovens Embaixadores

O programa Jovens Embaixadores busca estudantes da rede pública de ensino que pensam criativamente e estão engajados em iniciativas com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. As ações empreendedoras desses jovens têm como foco inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, empoderamento jovem, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc.

Criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2003, o programa conta com o apoio institucional do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, das secretarias estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos da rede estadual do RJ são selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui