Os alunos da rede estadual, participantes do Programa Jovem Repórter, estão protagonizando um momento histórico: a cobertura da primeira Cúpula Social do G20. O evento, realizado no Rio de Janeiro até sábado (16/11), reúne delegações de diversos países para debater temas de impacto global. Durante a cúpula, os estudantes acompanham iniciativas sociais e entrevistam autoridades, registrando tudo com o olhar atento de futuros jornalistas.
Todo o material produzido pelos jovens será divulgado pela Secretaria de Estado de Educação, com possibilidade de ampla circulação em outras mídias. O programa, voltado para alunos de escolas interculturais, qualifica estudantes para atuarem como produtores de conteúdo em eventos do governo estadual e do G20, ampliando suas perspectivas sobre comunicação e relações internacionais.
“Trazer a população para o G20 é uma ideia maravilhosa. É muito bacana quando conseguimos reunir não só autoridades, mas também pessoas. É o povo dentro do G20. Ver a atuação dos jovens repórteres aqui nos enche de orgulho”, destacou o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Formação de jovens jornalistas
Antes de iniciarem sua jornada como repórteres, os alunos passaram por uma etapa de qualificação conduzida por profissionais das áreas de comunicação e relações internacionais. Durante a cobertura, eles aplicam na prática o aprendizado, desenvolvendo habilidades essenciais para a produção jornalística.
“A imersão neste universo está sendo incrível. É uma grande oportunidade fazer esse trabalho ao lado de outros estudantes. Tem sido prazeroso, divertido e, definitivamente, sairei dessa aventura com um olhar diferente sobre o mundo”, afirmou Manuella Lanes, aluna do Ciep 413 Adão Pereira Nunes – Intercultural Brasil-México, em São Gonçalo.
O objetivo do programa é consolidá-lo como uma iniciativa permanente de governo, garantindo aos jovens oportunidades contínuas de formação e participação em eventos de destaque.
“Ninguém melhor do que os jovens para nos tirar da zona de conforto. Eles estão lendo tudo relacionado ao evento e produzindo conteúdo à sua maneira. O objetivo é exatamente esse: traduzir conceitos complexos e torná-los acessíveis a todos”, explicou o coordenador de comunicação do G20 no Brasil, Carlos Alberto Júnior.
Projeto selecionado entre centenas de propostas
Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, a presidência brasileira no G20 recebeu mais de 852 propostas de projetos pelo portal G20 Participativo. Apenas 164 foram selecionadas, entre elas o Programa Jovem Repórter.
“Quando eu ouvia falar do G20, parecia algo muito distante, sem conexão com o meu dia a dia. Agora, acompanhando o trabalho de perto, sinto que faço parte desse movimento e vejo que posso estar cada vez mais presente em ações que impactam o mundo inteiro”, relatou Eunice Pereira, aluna do Ciep 218 Ministro Hermes Lima – Intercultural Brasil-Turquia, em Duque de Caxias.
Os estudantes não apenas cobrem as atividades, mas também têm contato com tendências, inovações e soluções para o futuro do planeta.
“Incrível! Estou aprendendo muitas coisas, conhecendo pessoas especiais e acompanhando novidades importantes para o nosso futuro”, comemorou Raila Cerqueira, de 19 anos, aluna da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual José Maria de Brito – Intercultural Brasil-Japão.