Alunos da rede municipal não serão reprovados por nota, diz secretário de educação

Já os alunos que não tiverem frequência mínima, seja nas aulas presenciais ou on-line, repetirão o ano letivo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Placa na entrada de uma escola municipal do Rio de Janeiro
Foto: Andrevuas

Estudantes das escolas municipais do Rio não serão reprovados por nota esse ano. Apenas os alunos que não tiverem frequência mínima, seja nas aulas presenciais ou on-line, é que repetirão o ano letivo. A informação foi dada pelo secretário de Educação, Renan Ferrereirinha, em entrevista a TV Globo. A rede municipal tem mais de 600 mil estudantes.

O secretário classificou o ano de 2021 foi “atípico, excepcional“, por conta da pandemia, e especialistas recomendam que este seja um momento de “contínuo curricular”.

O que seria isso? Basicamente, que 2021 e 2022 sejam uma sequência, como a gente fez com 2020 e 2021. Durante 2022, nós ainda teremos conteúdos que serão para reforçar o conteúdo de 2021. Então é muito importante que a gente não dê bomba nos alunos que se dedicaram, que apareceram. Mas que a gente consiga acolhê-los e ajudá-los em tudo que eles precisam”, disse o secretário

O chefe da pasta de educação destacou que a pandemia ainda em curso, e que a retomada das aulas presenciais na capital foi feita gradualmente.

“A gente no Rio de Janeiro foi pioneiro na retomada das aulas presenciais. A gente começou esse processo lá em fevereiro, que foi feito de forma gradual, podendo voltar com todos os alunos na medida em que as condições foram melhorando”, que completou.

“A gente precisa ter a noção que o mais importante nesse momento é o retorno desse aluno para a escola. E o que a gente vem fazendo nos últimos meses é um grande esforço de retomar com todos os alunos para a escola. Lugar de criança é na escola”.

A frequência, segundo ele, é medida pela participação dos alunos.

O que conceito de falta é muito diferente durante uma pandemia. (…) Isso é a partir da quantidade de projetos, de trabalhos de casa que ele [o aluno] não precisava fazer e passou a fazer”.

O secretário disse ainda que o aluno que participou, seja de forma presencial ou on-line, terá todo o acompanhamento necessário, seja através de reforço escolar ou da própria carga horária. Já o aluno que não compareceu às aulas presenciais ou de forma remota, será reprovado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos da rede municipal não serão reprovados por nota, diz secretário de educação

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui