Alunos da rede pública do Rio vivenciam a alegria do livro e da leitura através da Caravana da Leitura e do Autor Fluminense

Maior projeto de circulação literária do RJ, a Caravana reúne os autores e suas obras literárias em bate-papos realizados em 10 escolas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Serão 2 mil alunos, 500 livros entregues para as escolas e 10 municípios percorridos, numa proposta que reúne livro, cultura, literatura e educação. Entre os dias 7 de novembro e 2 de dezembro, a CARAVANA DA LEITURA E DO AUTOR FLUMINENSE, maior projeto de circulação literária do Rio de Janeiro, levará para os estudantes de escolas da rede estadual de ensino uma programação reunindo atividades literárias, bate-papo com os autores – que apresentarão seus livros, animação e, claro, muitas histórias.

A próxima parada da Caravana da Leitura e do Autor Fluminense será no dia 16 de novembro, na Região Serrana, na Escola Municipal Rotary, em Petrópolis, e contará com a presença da autoraAndrea Viviana Taubmane roda de conversa sobre os livros “Não me toca, seu boboca!” e “A Escola que eu quero pra mim”. As próximas etapas acontecerão em Miracema (17/11), Paraíba do Sul (18/11), Quissamã (28/11), Volta Redonda (29/11), Duque de Caxias (30/11), Rio das Flores (01/11) e Maricá (2/12).

A Caravana conta com a participação dos autoresRoseana Murray, Rosa Amanda Strausz, Andrea Viviana Taubman, Rogério Andrade Barbosa e Celso Sisto, que terão suas obras literárias trabalhadas junto aos estudantes e professores das redes públicas de ensino. O projeto prevê também a entrega de kits totalizando 500 livros para um total de 10 bibliotecas – uma de cada município contemplado pelo projeto.

De acordo com os dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, nos últimos anos o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores. A fim de contribuir com estratégias de democratização do acesso à leitura e ao livro, a Caravana da Leitura e do Autor Fluminense iniciou suas atividades no ano de 2020 fomentando o hábito da leitura e aproximando estudantes da rede pública do Rio de Janeiro dos livros e seus e autores.

Advertisement

Para Raimundo Moreira, a trajetória da Caravana, até aqui, foi uma experiência única: “Eracomo se estivesse viajando olhando pela janela de um trem, onde uma paisagem encantadora me encheu os olhos de sonhos. Passar por todas essas cidades me trouxe a força de acreditar que outro mundo é possível”, revela o coordenador do projeto.

A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense é um projeto contemplado pela Lei de Incentivo Fiscal do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Ações e Conexões.

Realização: Prodarte.
Informações para a imprensa:
Target Assessoria de Comunicação
Márcia Vilella | marcia@target.inf.br
Andressa da Hora | andressa@target.inf.br   

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos da rede pública do Rio vivenciam a alegria do livro e da leitura através da Caravana da Leitura e do Autor Fluminense
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alunos da rede pública do Rio vivenciam a alegria do livro e da leitura através da Caravana da Leitura e do Autor Fluminense
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui