Alunos da rede pública de Japeri serão premiados em feira de ciência, em Brasília

Escola Municipal Rio D'ouro tem dois projetos inscritos na 21ª Feira de Ciência e Tecnologia: Caça Asteroides e Berçário de Mudas para o Reflorestamento da Mata Atlântica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da Escola Rio do Ouro em Japeri / Google Maps (Rita de Cássia Neves S de Souza)

Oito alunos da Escola Municipal Rio D’ouro, localizada no munícipio de Japeri, na Baixada Fluminense, serão premiados na 21ª Feira de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 4 e 11 de novembro, em Brasília. Os estudantes participaram do projeto “Caça aos Asteroides”, uma iniciativa anual do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que contou com a coordenação do professor de Geografia, Thiago Matos, que leciona na escola. Os estudantes premiados são: Samuel Armando, Cauã dos Santos, Júlia Lopes e Maria Paula de Oliveira, do oitavo ano; e Anis Sophia Furtado, Jamilly das Virgens, Mirella de Castro e Stella Souza, do nono ano.

Através do programa, que tem como objetivo popularizar a ciência entre jovens, os alunos identificaram dois asteroides, com o uso de equipamentos específicos. Ao todo, quatro alunos do oitavo ano e quatro do nono ano da unidade participaram do projeto e foram premiados pelos seus esforços.

A escola Rio Douro também tem outros projeto inscrito: o “Berçário de Mudas para Reflorestamento da Mata Atlântica Utilizando Irrigação por Gotejamento Inteligente”, que também integra a mesma feira de ciência. O projeto inovador foi desenvolvido pela diretora da unidade, Rita de Cássia Neves da Silva Souza e pelo professor Thiago Matos.

O Berçário de Mudas utiliza sensores de umidade instalados no solo, que ativam e desativam o sistema de irrigação automaticamente, de acordo com as necessidades da terra, favorecendo o reflorestamento da Mata Atlântica. O projeto está alinhado com o tema da feira, que é a importância do desenvolvimento sustentável e preservação dos biomas brasileiros.

“Vamos usar uma técnica com um sensor que mostra se a terra está seca, e ele liga todo o sistema de irrigação. Quando a terra está molhada, ele desliga sozinho. Isso mostra como as novas tecnologias podem contribuir com o reflorestamento e o cuidado com o meio ambiente”, explicou a gestora Rita de Cássia.

Alunos e diretora Rita de Cassia Neves da Silva Souza Divulgacao Alunos da rede pública de Japeri serão premiados em feira de ciência, em Brasília
Alunos e a diretora Rita de Cássia Neves da Silva Souza – Divulgação

Tanto a “Caça aos Asteroides” como o “Berçário de Mudas” foram inscritos através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e aprovados, gerando uma verba para que será usada para os estudantes irem à Brasília, no dia 6 de novembro, acompanhados pela gestora e pelo professor. Todos retornarão no dia 11, do mesmo mês.

“Nossa escola ficou em 4º lugar no estado do Rio de Janeiro. É um orgulho enorme, principalmente considerando que nossos alunos competiram com escolas particulares e públicas. Eles são a prova de que o potencial de Japeri é tão grande quanto o de qualquer outra parte do Brasil”, celebrou a coordenadora de turno, Denise de Souza.

Os alunos da escola também estão montando maquetes e confeccionando camisas e banners para apresentação na feira.

“Tudo está sendo preparado com muito cuidado, porque queremos que o nome da nossa escola brilhe em Brasília”, afirmou a diretora da unidade, que ajudou os alunos da escola a realizarem conquistas importantes, mostrando que a rede ensino púbico de Japeri reúne talentos de grande potencial e capacidade de inovação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos da rede pública de Japeri serão premiados em feira de ciência, em Brasília
lapa dos mercadores 2024 Alunos da rede pública de Japeri serão premiados em feira de ciência, em Brasília

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui