Alunos de colégio estadual em Niterói vencem concurso educacional e farão intercâmbio na França

Bernardo Lima, de 16 anos, e Yasmin Meira, de 17, conquistaram as duas vagas oferecidas a estudantes da América do Sul pelo centro de aprendizagem Cavilam, em Vichy

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bernardo Marinho Lima e Yasmim da Silva Meira no Aeroporto do Galeão - Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (05/07), Bernardo Marinho Lima, de 16 anos, e Yasmim da Silva Meira, de 17, alunos do Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, embarcaram para a França, onde vão estudar por duas semanas.

A viagem foi resultado da premiação deles no concurso promovido pela instituição independente Label France Éducation, com o apoio da Embaixada da França. Eles conquistaram as duas vagas oferecidas aos estudantes da América do Sul e participarão de um curso no centro de aprendizagem Cavilam, na cidade de Vichy. Na programação, estão inclusas oficinas pedagógicas, concertos, passeios e intercâmbios culturais.

Em meio à ida dos estudantes, as professoras de francês Rosana Marcia Alves Soares e Telma Villa, da mesma escola, embarcam, na próxima semana, para um período de 15 dias de formação acadêmica em Bordeaux, após uma seleção realizada pela mesma organização francesa. Elas conseguiram duas das quatro vagas oferecidas para a América Latina.

Advertisement

Participaram da iniciativa alunos e professores de colégios que possuem o selo Label France Éducation, concedido às escolas que promovem ensino de excelência da língua francesa e têm em seus currículos disciplinas que são ministradas em francês.

A secretária estadual de Educação do RJ, Roberta Barreto, parabeniza os estudantes e os professores do Ciep 449 e destaca o excelente desempenho das escolas estaduais.

”Nos últimos anos, nossos alunos têm apresentado resultados espetaculares nas competições das quais participam. Esta nova conquista mostra que estamos no caminho certo ofertando um ensino público da mais alta qualidade, abrindo muitas portas para o projeto de vida dos nossos jovens”, afirma Roberta.

Presente ao embarque, a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, falou sobre a importância da conquista dos estudantes.

”É com muita alegria que estamos ao lado de Yasmim e Bernardo, alunos do nosso Ciep 449, nosso Brasil-França, de Niterói. Eles vão representar a nossa rede púbica de ensino e as redes de toda a América do Sul, o que para nós é razão de muito orgulho. Que eles sejam um exemplo para os demais alunos, que eles sejam inspiração. Que essa viagem traga muito aprendizado e uma experiência e vivência inesquecíveis”, destaca.

Com passaporte e passagem em mãos, Yasmim contou que será uma experiência muito diferente: a primeira viagem de avião e a oportunidade de conhecer estudantes de outros países.

”Espero praticar bastante durante esse período em Vichy. O idioma francês muito bonito e vai ser importante para a minha vida profissional”, diz a estudante.

Ansioso pelo embarque, Bernardo, por sua vez, explicou que o aprendizado do francês será um diferencial no seu currículo.

”Sempre foi um sonho conhecer a França. Estou muito feliz. Minha família também. Essa vitória é motivo de orgulho para eles”, afirma ele.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos de colégio estadual em Niterói vencem concurso educacional e farão intercâmbio na França
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui