Alunos exploram ecossistema no Espaço Manancial em atividade do projeto “Amigos do Guandu”

Estudantes de Paracambi e Itaguaí participam de atividades interativas de educação ambiental no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O projeto Amigos do Guandu levou alunos das escolas municipais Comandante Azeredo Coutinho, de Paracambi, e Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, de Itaguaí, para uma experiência educativa no Espaço Manancial, o Centro de Inovação Socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), no Rio de Janeiro. Nos dias 7 e 8 de novembro, os estudantes participaram da ação “Exploradores”, uma atividade promovida pelo Comitê Guandu-RJ que integra o projeto de educação ambiental e segue até dezembro com diversas atividades focadas na conscientização ecológica.

Durante a visita, os alunos participaram de um quiz e atividades interativas voltadas ao cuidado com a água, preservação das matas ciliares e a destinação correta dos resíduos. O aprendizado foi reforçado com atividades lúdicas, e cada grupo de estudantes foi orientado por educadores das escolas e funcionários do Manancial.

A tecnologia teve papel especial na experiência, com o uso de óculos de realidade virtual, permitindo que os alunos fizessem uma “visita” à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu. Além disso, o espaço conta com uma impressora 3D, onde as crianças puderam observar objetos criados pela tecnologia. Encerrando o passeio, o grupo subiu ao terraço do prédio, com vista para pontos turísticos da cidade, como o Maracanã e o Cristo Redentor.

Para Pietra da Silva Oliveira, de 9 anos, aluna do 3° ano da Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, a experiência foi memorável: “Gostei muito da parte do laboratório. Eu gostei de tudo, do jogo e dos óculos de realidade virtual e da impressora 3D”, afirmou entusiasmada.

As alunas Júlia Luiza do Nascimento e Rayssa Conceição de Andrade, do 5º ano da Escola Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, também demonstraram entusiasmo com a visita. “Eu amei a experiência, adorei as atividades, os lanches… foi tudo muito bom!”, comentou Júlia. Rayssa complementou: “Eu gostei muito das coisas que a gente visitou também, lá em cima que a gente viu a paisagem, eu amei, amei demais”.

Próximas ações do projeto “Amigos do Guandu”

Dentro da programação do projeto, as duas escolas receberão em novembro a equipe da Cedae para a ação “Replantando Vida”. No dia 13, alunos da escola de Itaguaí participarão de uma oficina de plantio de mudas de espécies nativas, e no dia 22, será a vez dos alunos de Paracambi. Em ambas as ocasiões, as crianças receberão a cartilha educativa do projeto “Amigos do Guandu” e escreverão cartas ao futuro, que serão guardadas em uma cápsula do tempo a ser reaberta em dez anos.

O projeto “Amigos do Guandu” conta com apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e das prefeituras de Paracambi e Itaguaí.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos exploram ecossistema no Espaço Manancial em atividade do projeto "Amigos do Guandu"

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui