Alunos que venceram a Olimpíada Carioca de Matemática ganham viagem para a Disney e à Nasa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Os alunos receberam os passaportes e os kits para a viagem à Disney e à Nasa - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Os alunos que tiveram os melhores desempenhos nas duas primeiras edições da Olimpíada Carioca de Matemática, realizadas em 2021 e 2022, ganharam uma viagem à Disney e à Nasa, na Flórida (EUA). Os passaportes e kits foram entregues nesta quarta-feira (17/01) pelo prefeito Eduardo Paes e o secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Ao todo, 141 alunos – 72 meninos e 69 meninas – ganharam o passeio de experiência pedagógica e exploração científica. Cada estudante recebeu US$ 500 para compras. O embarque será nos dias 26 e 27 de janeiro. A volta está prevista para o dia 4 de fevereiro.

Aluno da Escola Municipal Pastor Miranda Pinto, no Cachambi, Caio Lourenço Vieira, de 15 anos, conquistou a medalha na Olimpíada Carioca de Matemática em 2022.

A matemática é uma das minhas matérias preferidas na escola. Descobri que tenho muita facilidade com números. E a visita à Nasa pode me dar uma visão mais ampla do que eu preciso aprender para atingir os meus objetivos lá na frente, porque eu quero me graduar em Ciência da Computação”.

Advertisement

A Olimpíada Carioca de Matemática é organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), para alunos matriculados na rede municipal do 2º ao 9º ano, Carioca I e II, e Travessia. Ela foi criada em 2021.

Chave simbólica da Universidade de Matemática é entregue

O presidente do Impa, Marcelo Viana, esteve presente no evento. Ele recebeu, simbolicamente, a chave da primeira Universidade de Matemática (Impa Tech) na cidade, que está em construção na Zona Portuária.

O Impa Tech terá cursos de ciência da computação, matemática, física e ciência de dados. Os jovens são selecionados pelo seu desempenho nas Olimpíadas do Conhecimento e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas começam já este ano.

Queremos que o aluno vá para a escola municipal e aprenda matemática e tecnologia, dispute a Olimpíada Carioca de Matemática e depois estude na faculdade do Impa Tech ou em alguma universidade pública”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos que venceram a Olimpíada Carioca de Matemática ganham viagem para a Disney e à Nasa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui