Alvaro Tallarico: Aquaman 2, Patos! e Mostra HO HO HO animam férias

Confira as opções de cinema e atividades culturais para toda a família com o jornalista Alvaro Tallarico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aquaman e Patos na coluna de Alvaro Tallarico
divulgação ('Patos!' da Universal e 'Aquaman 2' da Warner)

Fim de ano aí, passou rápido, né? 2023 foi movimentado e promete um 2024 mais ainda com a retomada da cultura cada vez maior no Rio de Janeiro e no Brasil. Nessa época de Natal a Réveillon, as atividades culturais dão um tempo, mas muita coisa ainda está rolando e chegando. Na última quarta-feira (20), estreou nos cinemas o esperado ‘Aquaman 2 – O Reino Perdido” que encerra o atual Universo DC nas telonas para da lugar a toda uma reformulação com James Gunn (Guardiões da Galáxia).

A cabine de imprensa para jornalista e críticos aconteceu na manhã do dia 20. Alguns se decepcionaram e outros se surpreenderam. Pessoalmente analiso o filme como regular. É um grande baú de referências e imitações de outras obras como “O Senhor dos Anéis”, “Star Wars”, “Thor”, “Homem de Ferro”, e outras. Contudo, pode sim entreter e divertir pais e filhos. Os efeitos especiais estão ótimos e proporcionam uma grande viagem ao fundo do mar. Apesar disso, algumas das melhores sequências são fora d’água, como quando Aquaman (Jason Momoa, carismático como sempre, mesmo com um roteiro que não ajuda tanto) vai resgatar seu irmaõ Orm (Patrick Wilson, divertido) em um deserto. As interações entre esses irmãos tão diferentes e rivais são algumas das melhores coisas da película que segue a fórmula básica dos filmes de super-herois sem inovações ou criatividade, mas entretém, tira algumas risadas e visualmente impressiona. Uma boa pedida para a família.

Depois de Aquaman, os patos da Universal

E por falar nisso, em 4 de janeiro estreia “Patos!” (Migration), nova animação da Universal Pictures. Pude ver também na cabine de imprensa e foi uma grata surpresa, apresentando uma trama centrada nas relações familiares e no dilema dos pais entre proteger os filhos e permitir que tenham suas próprias experiências. A narrativa é mais aventura do que comédia, repleta de ação, com destaque para cenas emocionantes, como o primeiro voo deles pelos céus, entre as nuvens. A animação é caprichada, com ótimas texturas, muitas cores e cenários incríveis e belos. O roteiro de Mike White é redondo, e atinge com eficiência seu objetivo de divertir, fazer rir e transmitir mensagens para pais e filhos.

A história gira em torno da família Mallard, cuja rotina monótona é interrompida quando uma família de patos migratórios os inspira a embarcar em uma viagem em família da Nova Inglaterra até a Jamaica. A direção de Benjamin Renner mantém o filme envolvente e dinâmico do início ao fim. Na versão dublada, destaca-se a atuação de Claudia Raia como a graciosa garça Erin, Ary Fontoura como o engraçado Tio Dan, e Danni Suzuki como Lelé, líder de um grupo de pombos de Nova York, que proporciona alguns dos momentos mais hilários com um humor clássico de desenhos animados.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

Estação NET de Cinema e a Mostra “HO HO HO!”

A Estação NET de Cinema apresenta a mostra “HO HO HO!” com filmes de Natal, exibidos de 21 a 23 de dezembro nas unidades Botafogo e Gávea. A seleção inclui clássicos como “Esqueceram de Mim”, “A Loja da Esquina”, “Gremlins”, “Tudo o que o Céu Permite”, “O Conto de Natal dos Muppets” e mais.

A programação abrange desde clássicos dos anos 40 e 50 até filmes de ação como “Duro de Matar”. Sessões dubladas são oferecidas para crianças com “Esqueceram de Mim,” “O Conto de Natal dos Muppets” e “O Expresso Polar”.

Além disso, os Filmes da Meia-Noite incluem “O Mágico de Oz” e “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. O ano encerra com Classiquíssimos, exibindo “A Felicidade Não Se Compra” e “De Olhos Bem Fechados” nos dias 25 e 27 de dezembro.

JW Garden

O JW Garden, iniciativa inovadora do JW Marriott Rio de Janeiro, já está na cobertura do hotel em Copacabana. O novo espaço, uma horta orgânica, combina modernidade com toques rústicos, promovendo o compromisso do hotel com a conexão entre hóspedes e meio ambiente.

20231214 210044 Alvaro Tallarico: Aquaman 2, Patos! e Mostra HO HO HO animam férias
Pupunha Grelhado com Tomate Confit temperado com ervas do JW Garden (foto: Alvaro Tallarico)

Estive no jantar de abertura, onde se destacou a culinária exclusiva utilizando ingredientes frescos do JW Garden, evidenciando o cuidado da equipe em oferecer opções saudáveis e deliciosas. Experimentei o cardápio especial oferecido, incluindo pratos como tofu grelhado e pupunha com tomate confit. A interação durante o jantar revelou histórias e experiências compartilhadas entre os convidados como os jornalistas Bruno Agostini e Arnaldo Martins Moreira e a diretora de Vendas & Marketing do JW Marriott Copacabana, Mariana Motta.

Doc brasileiro faz sucesso internacional

O documentário “Rio, Negro“, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa e produzido pela Quiprocó Filmes, foi indicado ao Prêmio PLATINO de Cinema Ibero-Americano 2024 pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e pelo SICAV. O filme concorre na categoria Melhor Documentário e a cerimônia de premiação está programada para abril de 2024 no México.

O documentário aborda as transformações sociais, políticas e culturais ocorridas no Rio de Janeiro entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX, destacando a influência da população negra africana. “Rio, Negro” já participou de diversos festivais, como o Dubai Festival 2023, ANPOCS, FIFER, Santos Film Fest 2023, Inffinito Brazilian Film Festival 2023, Festival Casa Sueli Carneiro 2023 e Festival Internacional de Cine Político 2023. O filme traz uma perspectiva afrocentrada sobre a formação da cidade, evidenciando o protagonismo da população negra e a perseguição institucional que levou à transferência da capital para Brasília. O documentário conta com depoimentos de importantes ativistas do movimento negro, artistas, arquitetos e pensadores da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Aquaman 2, Patos! e Mostra HO HO HO animam férias

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Aquaman 2, Patos! e Mostra HO HO HO animam férias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui