Alvaro Tallarico: Conheça o Praia para Todos, a volta de Brás Cubas e mais

O trem da onze está chegando e traz as dicas do jornalista cultural Alvaro Tallarico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia para Todos
Divulgação / Projeto Praia para Todos

Adeus, ano velho, feliz ano novo! Para finalizar 2023 ainda tem algumas coisas boas para assistir e curtir. E já vamos pincelando o que vem de bom no início de 2024. E o jornalista Alvaro Tallarico, eu mesmo, vai continuar falando das boa e cobrindo os melhores eventos. O destaque de 2023 ficou para o Paul McCartney, com um show lindo no Maracanã.

Já está acontecendo a 16ª edição do Projeto Praia para Todos, promovido pelo Instituto Novo Ser, que busca facilitar o acesso e proporcionar atividades na praia para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A iniciativa, que tem apoio da Rede Windsor, vai até abril de 2024, e ocorre aos sábados e domingos, das 9h às 14h, em praias cariocas como Barra, Copacabana, Recreio, Flamengo, Ipanema e Mangaratiba. O programa inclui diversas atividades adaptadas, como banho de mar, banho de sol, piscina infantil, frescobol, vôlei sentado, surf adaptado, stand-up e handbike.

O projeto já beneficiou cerca de 38 mil pessoas e conta com uma equipe especializada de fisioterapeutas, professores de educação física, terapeutas ocupacionais e voluntários. O Praia para Todos visa proporcionar momentos significativos, como o retorno ao mar para aqueles que não o frequentam há algum tempo e a experiência única para aqueles que o experimentam pela primeira vez.

Conheci o Praia para Todos em 2018, quando fiz matéria para o projeto Comunicadores Atados Rio. Fiquei impressionado com o carinho dos especialistas e na felicidade dos atendidos. Aliás, o Atados é uma plataforma para quem procura realizar trabalhos voluntários a qual recomendo bastante.

Vela

Além disso, ainda no mar, para terminar o ano, tem competição esportiva rolando. O Iate Clube do Rio de Janeiro (Av. Pasteur, 333 – Botafogo) está sediando o Campeonato Sul Americano de Vela, que até 30 de dezembro. E, logo em seguida, sediará o Campeonato Mundial, de 03 a 10 de janeiro. A competição envolve a Classe Internacional 420, com a participação de 46 barcos de oito países, incluindo Argentina, Austrália, Alemanha, Brasil, Nova Zelândia, Portugal, Espanha e Ucrânia. Organizado em parceria com a Associação da Classe Internacional 420 e com o apoio de entidades como CBVela e FEVERJ, o evento inclui categorias de equipes abertas, mistas, femininas e Sub-17. O cronograma inclui regatas nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, com a entrega de prêmios marcada para as 18h do último dia. O campeonato é aberto a convidados, e os interessados podem acompanhar a largada no Aterro do Flamengo.

Teatro

Após um intervalo de quatro anos, a produção “Bituca – Milton Nascimento para Crianças” retorna ao cenário cultural do Rio de Janeiro, realizando uma breve temporada na EcoVilla Ri Happy (Rua Jardim Botânico, 1.008), de 6 a 28 de janeiro. Sob a autoria de Pedro Henrique Lopes, direção de Diego Morais e direção musical de Guilherme Borges, o espetáculo faz parte do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, que comemora uma década em 2024, visando homenagear e preservar a memória de ícones da música popular brasileira. Inspirado na vida e obra de Milton Nascimento, este musical infantil destaca, em sua trama, a delicadeza e os desafios envolvidos no processo de adoção, bem como as dificuldades enfrentadas por uma criança negra ao se integrar em um ambiente predominantemente branco. O elenco inclui Udylê Procópio (Milton), vencedor do Prêmio CBTIJ 2017 de Melhor Ator pela produção, além de Martina Blink (Mãe), Aline Carrocino (Maricota), Anna Paula Black (Mãe Maria), Marina Mota (Professora) e Pedro Henrique Lopes (Salomão).

Lorena Lima em Brás Cubas foto de Mauro Kury
Lorena Lima em Brás Cubas (foto: Mauro Kury)

Ainda por cima, tem o retorno da ótima peça teatral “Brás Cubas”. Pude ver no CCBB e foi uma experiência incrível. A obra adentra os pensamentos do protagonista Brás Cubas, explorando não apenas suas recordações, mas também suas ponderações sobre a existência, a sociedade e o inevitável fim. Nesse contexto, são perceptíveis algumas críticas políticas sutis. A princípio, todo o elenco está perfeito, mas destaco a atuação de Lorena Lima, cuja versatilidade me deixou impressionado. Quando ela vive uma mãe embalando seu filho ao som de “Cordeiro de Deus”, emociona. Depois, transita para a sensual Marcela e mantém uma interpretação vocal impressionante, além de entregar uma Pandora/Natureza cheia de energia e vitalidade.

A montagem da Armazém Companhia de Teatro fica em cartaz no Teatro Firjan SESI Centro (Rua Graça Aranha, nº 1) a partir de 4 de janeiro. A dramaturgia é estruturada em três planos, abordando memória, narrativa e a presença contemporânea de Machado de Assis. As apresentações ocorrem de quinta a domingo até o início de fevereiro, com ingressos disponíveis na bilheteria do teatro ou online. A classificação é para maiores de 14 anos.

Universo Spanta 2024 e a feira Mais55

O Universo Spanta 2024 anuncia a estreia da feira Mais55, parte do maior festival de música brasileira do país, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro na Marina Glória. Com o objetivo de promover a música brasileira nacional e internacionalmente, a feira contará com painéis abordando diversos temas, incluindo Funk, Bossa Nova, Sertanejo, ferramentas de promoção musical e direitos autorais. Patrocinada pela Petrobras, a Mais55 também apresentará shows ao final de cada dia, com destaque para Hermeto Paschoal e uma homenagem a Luiz Gonzaga, conduzida por seu neto, Daniel Gonzaga.

Cinema e Televisão

Com estreia exclusiva nos cinemas, “Mamonas Assasinas, o filme”, mostra a história do lendário quinteto musical que marcou os anos 90, composto por Ruy Brissac (que interpreta o vocalista Dinho), Alberto Hinoto (o guitarrista Bento Hinoto), Adriano Tunes (o baixista Samuel Reoli), Robson Lima (o tecladista Júlio Rasec) e Rhener Freitas (o baterista Sérgio Reoli). Cheguei a ver um show dos Mamonas no antigo Metropolitan, e a banda era realmente potente e carismática ao extremo. O filme tem suas falhas técnicas e há previsão que vire uma série, mas vale fortalecer o cinema nacional e relembrar (ou conhecer) esse marcante grupo.

Para quem não está tão afim de sair de casa, no Canal Brasil vai rolar uma programação especial marcando um ano da morte do vascaíno Pelé, que lá do céu deve estar feliz que o cruz-maltino ficou na primeira divisão, mas triste pelo Santos, onde se consagrou, ter caído para a segundona. Seja como for, vale ver na sexta-feira, 29 de dezembro, os filmes e documentários que homenageiam o Rei do Futebol. Destaque para “A Marcha”, de 1972, que encerra a programação às 20h35, retratando Pelé no papel de Chico Bondade, ex-escravizado que lidera movimento contra a escravidão. Além disso, o documentário “Isto É Pelé” abre a mostra às 15h50, narrando a trajetória do jogador desde o início de sua carreira aos 17 anos. Outras obras incluem “Solidão – Uma Linda História de Amor” às 17h e “Pelé Eterno” às 18h35, que utiliza imagens de arquivo e depoimentos para contar a vida do ícone do futebol. Pelé, considerado o melhor jogador de todos os tempos, faleceu aos 82 anos em São Paulo, deixando um legado de recordes, títulos e 1283 gols, sendo o maior artilheiro da história do futebol e único a vencer três Copas do Mundo.

Por fim, Chico e Renato Teixeira celebram os 80 anos do Demônios da Garoa neste domingo (31) no programa “Balaio” da TV Cultura. O tradicional grupo de samba, considerado o mais antigo em atividade das Américas, apresenta sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, com participação especial de Renato Teixeira. Pessoalmente, admiro bastante esse grupo, assim como Renato Teixeira, autor da maravilhsa “Romaria”. O programa destaca ainda encontros memoráveis, como o com Adoniran Barbosa nos bastidores do filme “O Cangaceiro”. Revelando histórias marcantes da longa carreira do grupo, vai ao ar às 9h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Conheça o Praia para Todos, a volta de Brás Cubas e mais
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Conheça o Praia para Todos, a volta de Brás Cubas e mais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui