Alvaro Tallarico e as boas do Rio: Festival Zona Preta, Kebra na Fundição, Raiz do Sana no Circo, e mais

Grandes eventos gratuitos no feriadão da Cidade Maravilhosa e ótimas pedidas no Circo Voador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
As boas do RIo com Alvaro Tallarico
divulgação

Madureira, esse querido bairro do subúrbio carioca onde cresci, se prepara para receber a 2ª Edição do “Festival Zona Preta” nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Com uma programação inteiramente gratuita, o evento, sob a direção artística do DJ Michell e coordenação de produção de Rafael Fernandes, promete agitar o bairro com uma variedade de gêneros musicais. O Viaduto de Madureira, a Arena Carioca Fernando Torres, a Casa Black Rio e o Zé Êne Bar serão os locais de celebração da cultura negra, periférica e suburbana carioca, marcando o início do Mês da Consciência Negra. O projeto é financiado pelo programa ZONAS DE CULTURA Madureira – Calendário Cultural da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro.

O evento apresenta algumas novidades nesta edição, como o Sarau Musical, que dará oportunidade para novos talentos da música negra brasileira, especialmente do R&B, e aulas de dança charme com o coreógrafo Marcus Azevedo. Além disso, haverá uma roda de conversa abordando o papel da cultura negra na construção de um futuro melhor para a comunidade negra. O evento também sediará o Baile do Relógio no Viaduto, voltado para os amantes das décadas de 1990 e 2000, proporcionando um espaço de interação com a geração atual.

A programação musical inclui o DJ Convidado Black Jay, o show de Renato da Rocinha no Viaduto de Madureira e uma Roda de Samba com Bombom e Marcele Mota na Casa Black Rio. O evento também contará com o Samba da Serrinha e a Roda de Jongo da Cia de Aruanda na Festa Yolo, com discotecagem de DJ Michell, DJ Tamy, DJ Júlio Rodrigues, DJ Will Ow e DJ Hey Jimmy Jay. Para as crianças, haverá o Espaço Quilombinho, uma área de recreação e educação infantil que funcionará durante cinco horas no evento Criolice in Wakanda, no Viaduto de Madureira.

Os ingressos para qualquer dia da programação são gratuitos e podem ser retirados no link https://www.sympla.com.br/festival-zona-preta-2023.

Advertisement

Programação Completa do Festival Zona Preta 2023:

Sexta, 03/11:

  • 15h às 21h: Arena Carioca Fernando Torres
  • 15h às 16h: Aula de Dança Charme com Marcus Azevedo
  • 17h às 21h: Sarau do Azevedo
  • 18h às 05h: “Yolo Block Party” ZEENE (incluindo Feira de Brechó, Samba da Serrinha, Roda de Jongo de Cia de Aruanda, DJ Michell, DJ Tamy, DJ Júlio Rodrigues, DJ Will Ow e DJ Hey Jimmy Jay)

Sábado, 04/11:

  • 21h às 4h: Casa Black Rio (com DJ Glasdow, DJ Bill, Roda de Samba com Bombom e Marcele Mota)
  • 22h às 05h: Baile Charme do Viaduto de Madureira com Baile do Relógio (Tocando os sucessos das décadas de 1990 e 2000, apresentação de grupos de dança, DJ Convidado Black Jay, DJ Michell, DJ Gab, DJ Fernandinho, DJ Vig e DJ Guto)

Domingo, 05/11:

  • 14h às 23h: Criolice in Wakanda (incluindo Espaço Quilombinho, Feira de afroempreendedores, roda de conversa, Jet Samba Black, Roda de Samba Projeto Criolice, Dj Dina Groovy e Show Renato da Rocinha)

Hip Hop

O Festival Kebra reúne a cultura hip-hop com batalhas de dança e rimas, DJs, performances, e muito mais. O evento é uma expansão da competição Community Battle, que ocorre há quatro anos nas periferias do Rio de Janeiro e agora se torna um festival completo. O Kebra Festival inclui batalhas de breaking e rimas, mas também abrange outras vertentes do hip-hop, como graffiti, rodas de conversa e apresentações de teatro, dança e música.

Nos dias 3 e 4 de novembro, o hip-hop carioca se reunirá no ESTUDEOFUNK na Fundição Progresso e na Rua dos Arcos 24, em um evento aberto ao público, com entrada gratuita mediante a doação de 1 quilo de alimento.

O Festival Kebra é realizado pela organização sem fins lucrativos Seja e pela Agência e hub criativo RUUA, com o objetivo de promover a cultura hip-hop e criar oportunidades para jovens talentos em comunidades vulneráveis. O evento inclui batalhas de breaking e rimas, além de uma variedade de atividades culturais, como o Ball Vogue, que celebra a diversidade LGBTQIAP+, e uma roda de conversa sobre o papel das mulheres na cena hip-hop.

A programação do festival inclui a participação de jurados renomados, como o B-Boy Pelezinho, um dos maiores nomes do breaking brasileiro, e Alex Pitt, membro da companhia de breaking francesa Cie Kafig. Além disso, haverá apresentações de DJs, MCs e performances artísticas, tornando o evento uma celebração abrangente da cultura hip-hop.

Serviço

Festival Kebra

Data: Dias 3 e 4 de novembro

Local: ESTUDEOFUNK (Fundição Progresso) e Rua dos Arcos, 24

Entrada: 1 quilo de alimento não perecível

Programação completa em www.instagram.com/kebrafestival/

Circo

Por fim, tem a sequência abaixo no Circo Voador:

Sexta, 03 de novembro

KRYPTA + SURRA

E mais: DarkTower, Klitoria e DJ Renato Lima

Sábado, 04 de novembro

RAIZ DO SANA | 25 anos

E mais: Priscilla Frade, Mari Mello + Chris Mourão, Alulu Paranhos, Emmano, Felipe Peó, Pepê, Nandinho Barros e Potyra Castro (part.) | O Xaxadinho (abert.) | DJ Xeleléu | Exibição do filme “Alceu – Na Embolada do Tempo” de Paola Vieira

Domingo, 05 de novembro

SAMBA DA DIDA – Música e Gastronomia

Além disso, no sábado, 04 de novembro, às 13h, bailarinos de todas as idades e níveis de conhecimento, terão a oportunidade de participar de uma aula de ballet no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É o Aulão do Bem, iniciativa da aluna de ballet e empresária Lu Fernandez, que incentiva pessoas adultas a praticar a dança. 

A inscrição custa R$15, que irá para a Associação de Amigos da Escola de Dança Maria Olenewa. Além da inscrição, os participantes são convidados a doar 4 latas de leite em pó, que serão entregues ao Solar Meninos de Luz. Informações pelo Instagram @balletaos60.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico e as boas do Rio: Festival Zona Preta, Kebra na Fundição, Raiz do Sana no Circo, e mais
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico e as boas do Rio: Festival Zona Preta, Kebra na Fundição, Raiz do Sana no Circo, e mais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui