O espetáculo foi uma das melhores supresas que tive em 2023. Temperos de Frida capturou meu coração latino e me fez enxergar a artista Frida Kahlo por uma perspectiva visceral e autêntica, conectando profundamente o México e o Brasil em uma celebração da vida e do amor. Concebida e protagonizada pela peruana Rosana Reátegui, a peça nos leva a um ambiente onde Frida baila com a morte, com Catrina, figura icônica do folclore mexicano. A intensidade do espetáculo já ganha o público pela sua fusão de dramaturgia, música ao vivo e uma atmosfera que é pura América Latina.
Agora, Temperos de Frida volta ao palco no Rio de Janeiro, em uma apresentação única no Retrato Espaço Cultural., para comemorar o Dia dos Mortos, no dia 03 de novembro. A montagem acabou de chegar do 20º Festival da Amazônia, emocionando os espectadores.
Um dos momentos mais marcantes é quando a uruguaia Natalia Sarante entoa a canção Cucurrucucú Paloma, imortalizada por Caetano Veloso. A música mexeu comigo, quebrando qualquer barreira e me transportando ao lado de Frida e dos músicos no palco – uma sensação de intimidade e emoção. Ali estava eu, um jornalista cultural, testemunhando não apenas uma peça, mas uma experiência que me fez rir, chorar e até cantarolar junto com os atores.
A encenação é um verdadeiro tributo à resistência e ao amor à vida que marcaram Frida Kahlo. Nas mãos da expressiva Rosana Reátegui, vemos Frida renascer entre lamentos, dores e festas, carregando suas cicatrizes com dignidade. O trio no palco – com Luciano Camara no violino – também nos presenteia com clássicos mexicanos, como La Llorona e La Bruja, que amplificam a presença de Frida como ícone latino-americano.
Temperos de Frida é, no fundo, uma carta de amor à cultura latino-americana. É uma peça que exala vida e nos lembra da beleza e da dor que compõem o ser humano. Como jornalista e latino-americano, foi impossível não me emocionar.
Serviço ‘Temperos de Frida’:
- Data: 03 de novembro
- Dia: Domingo
- Horário: 19h
- Local: Retrato Espaço Cultural
- Endereço: Rua Benjamim Constant, 115 (fundos) – Glória/RJ
- Classificação indicativa: 16 anos
- Ingressos: Disponíveis no Sympla