Ameaçado de extinção, Gato-maracajá é flagrado em rara aparição no RJ

O animal foi visto na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação/Inea

Pela primeira vez, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), conseguiu registrar a aparição do Gato-Maracajá (Leopardus wiedii), espécie rara, nativa da Mata Atlântica, na Estação Estadual de Guaxindiba (EEEG), no Norte Fluminense. O animal já havia sido detectado em armadilhas fotográficas, mas somente na última quarta-feira (5/10) os guarda-parques conseguiram fotografá-lo.

A foto foi feita durante ação de educação ambiental com uma escola da região, dentro da EEEG. Há cinco anos sabe-se da existência do Gato-Maracajá na unidade, devido a uma pesquisa científica realizada pela Universidade Estadual Do Rio de Janeiro (UERJ), que o encontrou após a instalação de câmeras trap em toda a estação. Contudo, o animal nunca havia sido visto pessoalmente até a semana passada, quando começaram a monitorá-lo após um pesquisador o ver andando pela mata.

O Gato-Maracajá é um felino de hábitos noturnos e solitários característico da Mata Atlântica e será incluído no Plano de Manejo de Guaxindiba.

O Inea trabalha diariamente na promoção e manutenção do bem-estar dos animais silvestres do Estado do Rio de Janeiro. Ficamos muito felizes com aparições como essa, porque a preservação das espécies, um dos pilares do instituto, é essencial para a sustentabilidade de ecossistemas como a Mata Atlântica”, destaca o presidente do órgão, Philipe Campello.

Advertisement

Administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente e criada em 2002, a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba constitui uma área de aproximadamente 3.260 hectares, dotada de atributos naturais excepcionais, integralmente inserida no município de São Francisco de Itabapoana, em área de baixada litorânea. A unidade de conservação foi criada com o objetivo de proteger a formação florestal do bioma Mata Atlântica, conhecida como Mata de Tabuleiro, situada numa planície costeira, a 25 m acima do nível do mar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ameaçado de extinção, Gato-maracajá é flagrado em rara aparição no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui