America é denunciado por escalação supostamente irregular de jogador

Pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva,, o clube é punido com a perda de três pontos por cada partida disputada pelo atleta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Yury - Jogador do América / (FOTO: Marcelo Junior/America FC)

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) recebeu a denúncia três clubes cariocas, nesta quinta-feira (29), diante da escalação supostamente irregular do atacante Yury, por por parte do America, que não teria cumprido uma punição imposta ao jogador, em 2022, após receber um cartão vermelho quando atuava pelo Paduano. Na ocasião, Yury foi punido com dois jogos de suspensão. Pena que não foi cumprida completamente pelo clube tijucano, que pode ser penalizado com a perda de pontos e, até mesmo, com o rebaixamento para a terceira divisão do Carioca.

O imbróglio envolvendo o atacante foi resultado da atraso da imposição da pena, dois meses após a sua expulsão do jogo contra o Madureira, em 31 de agosto, pelas oitavas de final da Copa Rio. Yury, na época, foi expulso juntamente com o volante Rafinha, do mesmo time – atualmente, ambos também jogam pelo America. O atacante cumpriu somente a suspensão automática no jogo contra o Volta Redonda, na primeira partida das quartas de final.

Como o julgamento de Yury só aconteceu em 26 de outubro, o jogador acabou entrando em campo pelo Paduano contra o 7 de Abril, pela Série B1. Como a decisão do TJD foi de dois jogos de suspensão, ele teria que ficar de fora do segundo jogo, já que havia cumprido a punição de um jogo. Yury, no entanto, não foi excluído pelo America em nenhuma das partidas disputadas, em 2023. Com isso, Americano, Macaé e Cabofriense acionaram o Tribunal contra o clube da Tijuca.

Segundo o site Acesso Carioca, é de interesse dos clubes a luta contra o rebaixamento. Ao fazerem a denúncia, as agremiações almejam que o America seja punido com a perda de pontos, punição prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Pela legislação esportiva, o clube deve ser punido com a perda três pontos por cada partida disputada pelo atleta em impedimento. Assim, o America deveria perder 21 pontos, já que Yury jogou as sete partidas do time na Série A2, até o momento. Com a perda de pontos, o clube estaria rebaixado à Série B1 do Carioca.

Advertisement

O quadro que se desenha para o America seria ainda mais dramático, pois o clube tem apenas sete pontos ganhos. Com a aplicação da punição máxima, o America ficaria com uma pontuação negativa.  

Ainda segundo o Acesso Carioca, o Tribunal de Justiça Desportiva ainda não confirmou se acata ou não a denúncia dos três clubes. A tendência é de que o caso seja julgado pelo Tribunal. Quanto ao America, ele ainda não se manifestou sobre a ocorrência.

As informações são do site Acesso Carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp America é denunciado por escalação supostamente irregular de jogador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui