Amor ao Rio: Editora Senac RJ lança obra de Thiago Gomide

Obra literária evidência a influência do comércio do Centro da cidade para a história do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Thiago acumula mais de 2 milhões de seguidores, com diversas indicações e prêmios em Educação e Comunicação. Reprodução: Internet/ Thiago Gomide.

Nesta quarta-feira (13/03) às 17h, a Editora Senac Rio lança Amor ao Rio: como a importância do comércio no Centro do Rio influenciou a história do país, do historiador e jornalista Thiago Gomide. No 1º andar da recém-inaugurada Cápsula, Centro de Inovação Senac RJ, localizada na Av. Presidente Vargas, número 62. A obra já pode ser encontrada nas melhores livrarias do país.

O livro retrata, por meio de fatos, relatos e recortes de material extraído dos veículos de comunicação das diferentes épocas, a evolução do Centro do Rio de Janeiro ao longo do tempo e a diversidade de estilos de riqueza, influências e tendências. Dessa forma, a narrativa serve como um passeio pelo comércio carioca, com foco na importância para os rumos do Brasil, começando pela Rua da Carioca e áreas adjacentes, considerada por Thiago a melhor representação da alma da cidade do Rio.

Dividido em 12 capítulos, a publicação apresenta histórias e curiosidades, como a celebração de um buraco e os eventos do tradicional superbolo do aniversário da cidade. E, eventos lamentavelmente marcantes, como a chegada e o sofrimento de pessoas  escravizadas, as fortes chuvas, os incêndios, as demolições de ícones arquitetônicos e as pandemias da gripe espanhola e da Covid-19.

Advertisement

Assim, o livro não apenas narra as histórias do comércio, mas também registra o vínculo afetivo entre um homem e sua cidade, valorizando a trajetória sem ignorar os desafios enfrentados. E, entre as narrativas, documenta-se o consumo no país desde a expansão dos produtos e das rotas comerciais nas mãos dos mascates até a instalação de grandes até a instalação de grandes magazines.

Amor ao Rio explora o Rio da moda, do Carnaval, dos botecos, da música, da badalação, das livrarias, dos teatros e cinemas; aquele mesmo Rio que foi durante anos a cosmopolita capital federal e que sobreviveu à perda de sua posição quando Brasília foi construída. O Rio, reconhecido por sua descontração e seu magnetismo e parece estar sempre pronto a provar, com sua fé e o amor de seus cidadãos protetores – como o carioca da gema Roberto Cury –, é o exemplo da cidade que resiste, apesar dos pesares, e para a qual o fechar as portas deve ser a última das opções.

Thiago Gomide é historiador e jornalista, com mestrado em História, Bens Culturais e Política pela FGV-Rio. É um dos mais influentes historiadores nas redes sociais, acumulando mais de 2 milhões de seguidores e diversas indicações e prêmios em Educação e Comunicação. Foi apresentador do History Channel e presidente da Rádio Roquette-Pinto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Amor ao Rio: Editora Senac RJ lança obra de Thiago Gomide
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Amor ao Rio: Editora Senac RJ lança obra de Thiago Gomide
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Só assistindo aos posts dele nas redes sociais , eu montei um passeio turístico para meus primos de São Paulo que ficaram encantados com as histórias do Thiago.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui