Segundo a Águas do Rio, após anos convivendo com um abastecimento precário de água, alguns bairros de Maricá terão acesso a mais água tratada de qualidade. Nesta sexta-feira (26/05), data em que a cidade comemora 209 anos, a concessionária e a prefeitura municipal inauguraram a ampliação da Estação de Tratamento (ETA) Ponta Negra, que levará três vezes mais água para a população, passando de 40 litros por segundo para 120 l/s.
Segundo a concessionária, com a mudança, os cerca de 60 mil moradores de 20 bairros, terão mais saúde, dignidade e qualidade de vida. Durante o evento, ainda foi assinado um protocolo para que seja realizado um estudo de viabilidade de uso de dessalinização para buscar a universalização do abastecimento para a população da cidade.
Os bairros beneficiados são: Mumbuca, Centro, Araçatiba, Marquês, Ubatiba, Itapeba, Parque Eldorado, Parque Nanci, Boqueirão, Barra de Maricá, Jacaroá, Caxito, Parque da Cidade, Nova Maricá, Flamengo, Colinas, Pedreiras, Bairro da Amizade, Zacarias e Marques de Maricá.
Com investimento na ordem de R$ 40 milhões por parte da concessionária, foi instalado um novo módulo de tratamento, construído uma estação de bombeamento (elevatória) e implantado uma adutora – tubulação de grande diâmetro – com 11 km de extensão interligando as ETAs Ponta Negra e Maricá, no bairro do Flamengo. As obras duraram um ano e foram necessárias oito travessias para fazer com que os tubos passassem por rios, estradas, túneis etc. A Águas do Rio ainda ampliou a captação do Rio Doce, de onde a água é retirada para ser tratada na ETA Ponta Negra.
Segundo o superintendente da concessionária na região de Maricá, Pedro Freitas, essa obra de grande porte é um marco no abastecimento da região: “nosso objetivo é levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas através dos nossos serviços. A entrega dessa ampliação tanto no sistema produtor quanto na estrutura de distribuição é um marco no abastecimento da região que sempre teve problemas históricos. Foi um grande desafio, acompanhado de perto pelo governo municipal, e demandou um ano de trabalho intenso, com diversas etapas a serem cumpridas, especialmente no centro urbano para minimizar os transtornos para pedestres e motoristas e avançar com toda segurança. Já estamos vendo os resultados na ponta, com água regular e segura nas torneiras. Agora vamos seguir com a manutenção contínua e promover outras melhorias no município”.
Além de representantes da Águas do Rio, estiveram presentes o prefeito do município, Fabiano Horta, e Rita Rocha, presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), que atua no esgotamento sanitário.
Para Rita Rocha, da Sanemar, “este projeto representa a união de esforços pela universalização do saneamento. A Águas do Rio abraçou a obra e em um ano e meio tirou do papel. Hoje estamos realizando um sonho, mas temos outras conquistas pela frente”.