Ampliação de estação de tratamento de água promete beneficiar 60 mil pessoas em Maricá

Ampliação da Estação de Tratamento (ETA) Ponta Negra promete levar três vezes mais água para a população, passando de 40 litros por segundo para 120 l/s

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Segundo a Águas do Rio, após anos convivendo com um abastecimento precário de água, alguns bairros de Maricá terão acesso a mais água tratada de qualidade. Nesta sexta-feira (26/05), data em que a cidade comemora 209 anos, a concessionária e a prefeitura municipal inauguraram a ampliação da Estação de Tratamento (ETA) Ponta Negra, que levará três vezes mais água para a população, passando de 40 litros por segundo para 120 l/s.

Segundo a concessionária, com a mudança, os cerca de 60 mil moradores de 20 bairros, terão mais saúde, dignidade e qualidade de vida. Durante o evento, ainda foi assinado um protocolo para que seja realizado um estudo de viabilidade de uso de dessalinização para buscar a universalização do abastecimento para a população da cidade.

Os bairros beneficiados são: Mumbuca, Centro, Araçatiba, Marquês, Ubatiba, Itapeba, Parque Eldorado, Parque Nanci, Boqueirão, Barra de Maricá, Jacaroá, Caxito, Parque da Cidade, Nova Maricá, Flamengo, Colinas, Pedreiras, Bairro da Amizade, Zacarias e Marques de Maricá.

Com investimento na ordem de R$ 40 milhões por parte da concessionária, foi instalado um novo módulo de tratamento, construído uma estação de bombeamento (elevatória) e implantado uma adutora – tubulação de grande diâmetro – com 11 km de extensão interligando as ETAs Ponta Negra e Maricá, no bairro do Flamengo. As obras duraram um ano e foram necessárias oito travessias para fazer com que os tubos passassem por rios, estradas, túneis etc. A Águas do Rio ainda ampliou a captação do Rio Doce, de onde a água é retirada para ser tratada na ETA Ponta Negra.

Advertisement

Segundo o superintendente da concessionária na região de Maricá, Pedro Freitas, essa obra de grande porte é um marco no abastecimento da região: “nosso objetivo é levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas através dos nossos serviços. A entrega dessa ampliação tanto no sistema produtor quanto na estrutura de distribuição é um marco no abastecimento da região que sempre teve problemas históricos. Foi um grande desafio, acompanhado de perto pelo governo municipal, e demandou um ano de trabalho intenso, com diversas etapas a serem cumpridas, especialmente no centro urbano para minimizar os transtornos para pedestres e motoristas e avançar com toda segurança. Já estamos vendo os resultados na ponta, com água regular e segura nas torneiras. Agora vamos seguir com a manutenção contínua e promover outras melhorias no município”.

Além de representantes da Águas do Rio, estiveram presentes o prefeito do município, Fabiano Horta, e Rita Rocha, presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), que atua no esgotamento sanitário. 

Para Rita Rocha, da Sanemar, “este projeto representa a união de esforços pela universalização do saneamento. A Águas do Rio abraçou a obra e em um ano e meio tirou do papel. Hoje estamos realizando um sonho, mas temos outras conquistas pela frente”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ampliação de estação de tratamento de água promete beneficiar 60 mil pessoas em Maricá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui