Ana Carolina Lima recebeu o convite para o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

A advogada civilista e ativista em Direitos Humanos e Tecnologias Digitais tem mais de 30 anos de trabalhos voluntários em prol da Justiça Social

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A advogada Ana Carolina Lima está entre as convidadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). Chamado “Conselhão”, órgão será responsável por promover um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade. O colegiado foi reeditado no Decreto n° 11.454, de 24 de março de 2023, assinado e publicado no Diário Oficial da União.

Ana Carolina Lima fará parte do grupo que, dentre outras atribuições, auxiliará o presidente da República na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico social sustentável, além de analisar propostas dessas políticas públicas e reformas, articulando a relação do governo com os diversos setores da sociedade.

“Ser conselheira do CDESS significa uma grande oportunidade de auxiliar o Presidente Lula a consolidar a nossa democracia. É ter a oportunidade de, enquanto mulher negra, apresentar meu duplo olhar social”, comentou a advogada.

A advogada sócia-fundadora do escritório Romana & Lima Advogadas Associadas, codiretora executiva do Aqualtune Lab, do conselho administrativo da Coalizão Direitos na Rede (CDR) e integrante da coordenação executiva nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

Advertisement

Além das atribuições às quais se dedica atualmente, Ana Carolina Lima iniciou sua trajetória em movimentos de juventude, por meio de grêmios estudantis. Seguiu a atuação político-social no Movimento de Cultura Afro-brasileira de Teresópolis, fundado pela sua mãe, a advogada Rosa Maria de Lima, pioneira em várias frentes no Estado do Rio de Janeiro. Também atuou no Rotary Club, por meio do Interact Club, do qual foi presidente, onde recebeu títulos importantes pela sua liderança na execução de trabalhos sociais.

A advogada, que a partir de abril participará das decisões do CDESS, integra a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ), onde realizou funções executivas na Comissão de Bioética e Biodireito, foi assessora de relatoria do Relatório Parcial da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. Atualmente, está como coordenadora de proteção de dados e Direitos Humanos na Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB RJ. Também é cofundadora da Frente de Juristas Negras e Negros (FEJUNN). Ana Carolina tem uma vida inteira aquilombada em Movimentos Sociais no combate ao racismo, na luta dos direitos das mulheres, pelas garantias dos Direitos Humanos e defesa intransigente da Democracia.

“Meu objetivo no Conselho é continuar com a trajetória que tenho construído ao longo dos anos na atuação de políticas públicas, e contribuir com o combate às desigualdades sociais no país. Junto com os demais conselheiras e conselheiros, temos agora um importante papel de trabalhar em prol do desenvolvimento econômico social sustentável e atuar, junto aos demais representantes da sociedade, por justiça social”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ana Carolina Lima recebeu o convite para o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui