Andréa Nakane: A Elegância da Civilidade ao Alcance de um Click

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Fernanda Britto, 62 anos, carioca, atual moradora da Barra da Tijuca tem o mérito de transformar o pensamento equivocado de pura frivolidade da etiqueta contemporânea, em algo vital para a civilidade entre todos nós, que compomos a sociedade urbana.

Para isso, tem manuseado – com muita maestria – as redes sociais como sua lousa didática virtual para transmitir conhecimentos de protocolo e boas maneiras, que há muito presenciamos a ausência de sua plena aplicação no cotidiano contemporâneo.

“Infelizmente, as pessoas não gostam de história, gostam de fofocas e dedicam sua atenção a curiosidades, gostam de acompanhar como se fosse uma novela do saudoso Gilberto Braga. Então, eu busco despertar o senso de empatia, por meios de recortes de histórias, que colaborem para uma melhor conexão entre as pessoas.” afirma Fernanda Britto.

Há quase cinco décadas, Fernanda Britto iniciou sua trajetória profissional, trabalhando com receptivo, recebendo executivos e delegações estrangeiras que vinham a negócios em visita ao Rio de Janeiro. Sempre muito responsável, estudava e pesquisava sobre os hábitos culturais dos visitantes, para assim oferecer o melhor acolhimento, sem gerar nenhum tipo de desconforto que pudesse até mesmo virar uma gafe.

Advertisement

Sua elegância e notório saber sobre os temas correlacionados a etiqueta, tem sua base como herança familiar, destacando a trajetória de sua sua mãe com diplomas de três cursos de graduação, respaldada, também, pelos perfis de sua avó, bisavó e trisavó, mulheres, cujo conhecimento e cultura sempre foram um binômio referencial.

De seu pai, Fernanda Britto, herdou o encantamento pela arte de contar histórias, fato que foi decisivo para a escolha do seu ingresso na faculdade de Comunicação Social, no curso de Publicidade e Propaganda, pela PUC-RJ.

Trabalhou na Vogue, em agências de publicidade, em editoras de vídeos e agências de receptivo, porém, sua paixão pelas palavras, a impulsionou a estudar o tema etimologia, completando hoje mais de 40 anos de dedicação a absorção desse conhecimento.

Fernanda Britto se apresenta como professora da história dos costumes e sempre atuou lecionando tanto em aulas coletivas quanto individuais, sendo contratada por empresas nacionais e estrangeiras visando a disseminação de boas práticas para fomentar comportamentos harmoniosos. 

“Comecei a pesquisar, a coletar materiais nas embaixadas para que pudesse me preparar para receber diversas comitivas estrangeiras e, assim, fui criando um acervo próprio e investindo no autodidatismo para essa minha formação.” conta Fernanda Britto.

No início de 2022, Fernanda Britto, que já estava acostumada a desafios com sua saúde, sendo inclusive uma das primeiras pessoas transplantadas no país, de rim e pâncreas, viveu um momento de extrema dificuldade, pois em janeiro desse ano, mesmo imunizada com três doses de vacina contra Covid-19, contraiu a doença e ficou 150 dias internada, a maioria na UTI.

Venceu a doença e ao sair do hospital, precisava se reorganizar financeiramente, após tanto tempo afastada do mercado. Como seus contratantes precisavam saber de seu retorno, Fernanda Britto, teve a ideia de buscar parcerias para que pudesse ingressar no mundo digital para, assim, promover suas habilidades e reconquistar seu espaço.

Conheceu o jovem Kadu Pacheco e partiu dele, a ideia de realizar pequenas esquetes que abordassem os temas de conhecimento de Fernanda Britto. Assim começou sua entrada triunfal pelas redes sociais, que acabaram de completar 1 ano de vida, em julho passado.

Focado em um conteúdo dinâmico, divertido e muito didático, Fernanda Britto conquistou números impressionantes em tão pouco tempo. Em apenas seis meses, foi notificada de sua performance em engajar seguidores, recebendo a chancela de tornar-se a personalidade que não era da mídia, até então, a conquistar esse feito, de forma orgânica, sem compra de seguidores, fato que é muito comum no meio.

Logo, as marcas perceberam o potencial de alcance de Fernanda Britto e ela foi contratada por empresas como Lacta, Ifood, Mc Donald´s, Beep Saúde, entre outras para criar conteúdo publicitário, unindo seus produtos e serviços aos temas apresentados por ela.

O começo foi no Tik Tok, depois Instagram e juntos, hoje, somam mais de 1,4 milhão de pessoas que esperam com ansiedade as postagens diárias produzidas por Fernanda Britto e sua equipe jovem, enxuta e extremamente eficiente.

A produção do conteúdo viabiliza cerca de 40 vídeos por sessão de trabalho, sem ensaio, de forma muito natural e autêntica, incluindo perguntas de seus seguidores.

“Uso as redes sociais para ajudar pessoas, compartilhando meus conhecimentos. Não existem saberes antagônicos, eles são sempre complementares e é uma sensação fantástica saber que com o meu trabalho, eu posso mudar a vida de alguém pela etiqueta, que tem como um dos seus pilares, a civilidade e traz consigo o respeito. Vitais para o bem viver em sociedade.” declara Fernanda Britto

Fernanda Britto, a carioca que se tornou uma sensação nas plataformas digitais, é um berço de muita cultura, oratória e retórica, nos proporcionando uma verdadeira viagem no mundo dos ritos e tradições. Uma enciclopédia em forma de pessoa.

Entre tantos conteúdos ocos por aí, apreciar e prestigiar Fernanda Britto é pura demonstração, não só de inteligência, mas também de predisposição em evoluir como cidadão e ser humano.

Não deixem de seguí-la e aprender diariamente como melhorar nossa convivência e sobrevivência ao lado do outro @fernandabrittoprotocolo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: A Elegância da Civilidade ao Alcance de um Click
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui