Andréa Nakane: Ajuda para quem Muito ajuda

Colunista do DIÁRIO DO RIO conta a história e relata o drama da Suipa, entidade com mais de 80 anos que acolhe animais abandonados no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma das entidades mais sérias e críveis do Rio de Janeiro, vinculada ao Terceiro Setor e que abraça de forma muito responsável e carinhosa a causa animal está completando 80 anos: a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais, mas conhecida como SUIPA.

Apesar da longevidade, merecendo todas as comemorações, a organização que sempre passou por grandes dificuldades, está em mais um momento de grandes adversidades pois depende de captação de recursos de terceiros para manter seus propósitos.

A SUIPA foi inaugurada em 27 de abril de 1943. Inicialmente, chamava-se Sociedade União Infantil Protetora dos Animais. Isto porque os protetores que formaram esta Sociedade contavam com a ajuda de seus filhos no tratamento dos cães doentes que eram recolhidos das ruas. Os animais eram atendidos em um pequeno barracão localizado na antiga Avenida Castelo Branco que passou a chamar-se Avenida Suburbana. Atualmente, a conhecemos como Avenida Dom Hélder Câmara. Naquela época, a região era rural e desprovida de qualquer recurso. Com o passar dos anos, muitas famílias se instalaram nas proximidades da SUIPA. 

No final dos anos 50, as crianças deixaram de participar do atendimento aos animais resgatados e os novos diretores cadastraram a SUIPA como Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Nesta fase, intelectuais como: Carlos Drummond de Andrade, Nise da Silveira, Roberto Marinho, Paschoal Carlos Magno, Rachel de Queiroz e outros célebres e amantes da causa animal se tornaram associados, alguns deles diretores e outros conselheiros. 

Advertisement

A SUIPA permanece dinâmica, como uma entidade particular, não eutanásica, sem fins lucrativos, e de utilidade pública. Além do abrigo, a SUIPA mantém em sua sede uma Assistência Veterinária, com preços populares, para que todas as pessoas possam cuidar de seus animais de estimação. A receita arrecadada, na Assistência Veterinária, é direcionada para cobrir diversas despesas da Entidade. 

Além disso, tem inúmeros animais aptos a fazer muitas pessoas felizes, com suas doações responsáveis. Infelizmente, muitos animais que chegam por lá, acabam não ganhando outra opção de lar, o que acaba gerando, mais despesas, impedindo até mesmo que novos resgatados tenham atendimentos apropriados também. Então se você está com o coração quentinho, já analisou suas condições de vida e quer deixar a felicidade de ter um companheiro leal e amável, saiba que esse serviço também está disponibilizado pela SUIPA. E valerá sempre reforçar… Não Compre, Adote um Animal! 

É possível conhecer alguns dos suipanos que se encontram para adoção através do site em www.suipa.org.br/adocao. Adote um Focinho Carente é um programa permanente realizado pela SUIPA, mas o estímulo é que as pessoas visitem as instalações para conhecer o magnífico trabalho realizado pela entidade.

Marcelo Marques, atual presidente da SUIPA, está liderando uma importante campanha de arrecadação no intuito de ampliar as contribuições, que nos últimos anos tiveram uma queda vertiginosa em funções de crises pandêmicas e econômicas.

Os números grandiosos, chegam a assustar: só de ração por dia para cachorros e gatos são 650 quilos, inúmeros medicamentos em tratamentos e prevenção de doenças, uma quantidade inimaginável de materiais de limpeza para higienização dos pisos dos alojamentos. 

Há demandas de novas construções para abrigos que visem um melhor bem estar para os animais ali acolhidos, que hoje, totalizam, cerca de 2.200 animais, sendo amparados com muito afeto, por 102 colaboradores, em caráter CLT.

Não é possível deixar de se sensibilizar com tamanha nobreza, de dedicação altruísta, para uma situação, que infelizmente não ganha políticas públicas sérias e concretas e depende da sociedade civil colaborativa para zelar por vidas, que sofrem com abandonos, mau tratos e negligência coletiva.

O pouquinho de cada um doado, faz toda a diferença. A força do coletivo se torna um poderoso mecanismo de demonstrar que juntos somos muito mais especiais.

Contribua, compartilhe essa ideia, prestigie trabalhos tão dignos e admiráveis como o da SUIPA, que há 80 anos nos permite, minimamente, ter uma relação mais harmoniosa e cuidadosa com os animais.

Ficha Técnica:
Suipa
Endreço: Av. Dom Hélder Câmara, 1801 – Benfica – Rio de Janeiro
http://www.suipa.org.br/
Tel: (21) 3297-8777
Youtube
Instagram

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Ajuda para quem Muito ajuda
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui