Andrea Nakane: Artes que abraçam e emocionam

Colunista do DIÁRIO DO RIO conta a história da artesã e moradora de Campo Grande, Letícia Pariz 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Letícia Pariz, 26 anos, natural do Rio de Janeiro, é moradora de Campo Grande e seu trabalho como artesã tem encantado seus clientes, tamanha a perfeição alcançada em suas peças, sobretudo com a técnica japonesa conhecida como Amigurimi.

Amigurumi é a combinação de duas palavras japonesas: ami, que significa trançado e migurumi, boneco de pelúcia. A técnica consiste em dar forma a bichinhos e personagens infantis, que tornam-se peças repletas de fofuras e afeto. É possível também representar pessoas e suas características, tornando-se, assim, um presente muito personalizado, que emociona quem recebe. 

Letícia Pariz revela que o artesanato sempre esteve presente em sua vida, sobretudo, por ela ser filha de uma costureira, que lhe permitiu, ainda muito pequena, com apenas sete anos, aprender as técnicas de crochê. Porém, sua veia de artesã empreendedora, começou em um dos momentos mais bonitos de sua trajetória.

Quando engravidei do meu filho Zion, em 2018, eu tive a ideia de começar a produzir toucas de crochê para ele, e posteriormente, comecei a aceitar encomendas de toucas personalizadas para bebês, com temas diversos, como Mickey, Minnie, Peppa, etc.,” revela Letícia Pariz.

Advertisement

Já com a clientela formada em seu próprio bairro, Letícia Pariz, recebeu pedidos de amigurumis. Com dedicação, ela começou a pesquisar sobre o tema e se apaixonou pela técnica milenar japonesa, que hoje, ganhou espaço em todo o mundo.

Suas primeiras peças de amigurumis, em 2020, foram polvinhos para recém-nascidos e daí em diante, seu acervo só aumentou, incluindo temáticas variadas como Natal e Religiosa.

Letícia Pariz não contabiliza com exatidão o número de criações que já elaborou, mas tem uma estimativa que já deve ter ultrapassado mais de 400 modelos, com valores que variam de R$ 35,00 a R$ 200,00 cada obra. 

A encomenda mais desafiadora foi bem no início da minha atividade, quando realizaram uma encomenda grande para um aniversário:  dez bonecas do tema Frozen. Eu estava começando e foram muitos dias de trabalho, pois para fazer uma simples boneca pode demandar uma dedicação de cerca de oito horas. Cada pontinho é contado, cada fio de cabelo é cortado um a um, sempre com muito carinho.” conta Letícia Pariz.

A arte de Leticia Pariz, já corre o Brasil, pois graças a vitrine digital da atualidade, ela consegue divulgar seu trabalho e conquistar novos compradores. Uma dica para conhecer mais seu trabalho é segui-la no Instagram @letsgocroche e no facebook Lets go crochê & artesanato. 

Em um projeto futuro, já bem próximo, Letícia Pariz anuncia que irá focar mais na área religiosa, disponibilizando diversos santinhos e santinhos à pronta entrega, ideal para presentear.

Às vezes, uma peça idealizada por outra pessoa, com tanto sentimento, transborda boas vibrações e deixa um quentinho que só faz bem a todos os envolvidos. 

Promover o artesanato é promover o melhor da criatividade e habilidade humana. Vamos prestigiar esses artistas da cultura popular que deixam nossa vida muito mais bela e cheia de simbolismos mágicos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andrea Nakane: Artes que abraçam e emocionam
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui