Andréa Nakane: Beleza Madura sem Mistérios

A colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a fase da menopausa e os cuidados com a pele

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ivanilde Itaborahy, conhecida como Iva, é natural do Maranhão, mas, hoje mora no Flamengo e tem se especializado em um tema que ganha cada vez mais os holofotes da sociedade e consequentemente uma maior conscientização de suas peculiaridades: a menopausa.

Uma ocorrência natural e espontânea na vida adulta, já mais madura, de todas as mulheres, a menopausa indica uma fase na qual a capacidade reprodutiva cessa, geralmente entre 45 e 55 anos e não há mais o ciclo menstrual mensal.

Entretanto, a menopausa representa mais do que o fim do ciclo menstrual, pois vem acompanhada de inúmeras transformações físicas e psíquicas desagradáveis. Muitos sintomas da menopausa, como a ocorrência dos fogachos, que intensificam a insônia e a irritabilidade, predispõem a mulher à depressão e à redução da libido. Pode-se considerar que as mudanças corporais geralmente atuam negativamente sobre a autoimagem feminina. Essas transformações estão relacionadas também com as ressignificações de papéis estabelecidos socialmente no âmbito da família e do trabalho.” declara Ivanilde Itaborahy.

Porém, com as mudanças sociais e a ampliação da expectativa de vida, a menopausa tem recebido um novo olhar com tratamentos revolucionários que minimizam os desconfortos e os impactos dessa fase na saúde e bem-estar da mulher.

Advertisement

A pele, como o maior órgão do corpo humano, não fica imune a esse momento feminino e sintomas como perda de densidade, firmeza e elasticidade, ressecamento e opacidade, poros dilatados e flácidos, alterações vasculares e hipercromias são considerados bem comuns, pela experiência da Ivanilde Itaborahy.

Ela recomenda que as mulheres redobrem sua atenção na prática habitual da atividade física, assim como manter uma dieta alimentar equilibrada. “As ondas de calor, o suor excessivo e a insônia podem tirar qualquer pessoa do sério. Reserve horas do dia para fazer atividades que deem prazer e relaxamento e reduzir o estresse do cotidiano. Ir à praia ou cinema, ler um livro ou até praticar esportes E não esqueçam também de visitar regularmente o ginecologista para fazer exames adequados e até mesmo iniciar tratamentos que podem aliviar os sintomas da menopausa.” orienta Ivanilde Itaborahy.

E com relação a pele, Ivanilde Itaborahy reforça a importância do uso do protetor solar diariamente, com fator mínimo de 30, além de evitar o hábito do cigarro e consumir muita água, hidratando por dentro e, também, não esquecendo de usar cremes hidratantes, logo após o banho.

Incluir de forma disciplinada uma rotina de skincare, apoiada com o uso de dermocosméticos são outras recomendações que Ivanilde Itaborahy transmite justamente para esse momento em especial.

Precisamos entender as mudanças que estão acontecendo na pele destas mulheres. Mulheres com idade acima de 50 anos precisam ser compreendidas e ter suas necessidades atendidas nos cuidados estéticos. Além do preparo e esclarecimento sobre a menopausa por profissionais médicos, ainda faltam políticas públicas para atuação de psicólogos e equipes multidisciplinares, em programas de promoção à qualidade de vida para mulheres de meia-idade.” relata Ivanilde Itaborahy.

E com todo esse conhecimento, Ivanilde Itaborahy foi convidada para ser uma das palestrantes que compõem a programação temática da Feira Estética in Rio – 16º Congresso Científico Internacional, que ocorrerá de 24 a 26 de junho, no EXPOMAG, na Cidade Nova, das 10h às 19h (www.esteticainrio.com.br).

Ivanilde Itaborahy irá abordar em uma palestra no Congresso o seguinte conteúdo: Pele Menopausada: Tratamentos Específicos para Reduzir Os Impactos das Alterações Hormonais na Saúde e Bem-Estar da Pele.

Além disso, ela também irá ministrar dois workshops, um intitulado de Microbioma e Pele:  A Crescente Importância dos Posbióticos, Probiótico e Prebiótico no Gerenciamento da Acne e o outro Beleza Emocional: O Uso dos Neurocosméticos nos Tratamentos Estéticos.

Toda fase da vida tem seus encantos e belezas. Na atualidade, a ciência tem nos permitido usufruir de uma maior qualidade de vida em todos os aspectos e na estética não seria diferente. O sentir-se bem é fundamental para uma existência plena e usar de todo o arsenal de conhecimentos e técnicas, até então, descobertas, pode e deve ser algo encarado, não como pura vaidade, mas, como uma possibilidade de elevar a autoestima e consequentemente, estarmos aptos a enfrentar todas as novidades e surpresas cronológicas. Já que envelhecer é parte normativa de nossa trajetória, e só revela o quanto estamos acumulando lindos saberes e preciosas histórias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Beleza Madura sem Mistérios
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui